A ministra francesa da Cultura, Rima Abdul Malak, nomeou Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, "Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres".
A atribuição desta distinção é atribuída, segundo o mesmo despacho, a personalidades que se distinguem pela sua atividade nos domínios da cultura e da comunicação e pela contribuição para a promoção das Artes e das Letras em França e no mundo.
Segundo adianta nota publicada pela Universidade do Algarve, a atividade de Manuel Célio Conceição, "com grande projeção internacional na investigação, na formação e na transferência de conhecimento", centra-se na área das ciências da linguagem, em particular nos domínios da diversidade linguística e cultural, do multilinguismo e das políticas linguísticas e da comunicação de ciência, área em que coordena uma tarefa específica na Aliança da Universidade Europeia dos Mares (EA-EU), um consórcio formado por nove universidades.
Refira-se que Manuel Célio Conceição já tinha sido distinguido com o grau inferior desta Ordem Honorífica (Chevalier) em 2013.