No início de setembro, dois docentes do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve participaram num workshop intensivo, que se realizou em Roma, no âmbito do projeto europeu Eneplan – Developing skills in the field of integrated energy planning in Med Landscapes, financiado pelo programa Erasmus+.
Este workshop serviu para produzir, desenvolver e testar coletivamente o uso de software educacional livre para o planeamento energético, baseado na ferramenta de Mapas Conceptuais.
Pretende-se que, no futuro, as universidades da parceria (total de 13) apliquem esta ferramenta para lecionar disciplinas relacionadas com a energia.
O projeto pretende aumentar as competências de futuros profissionais a partir de abordagens educativas inovadoras, capacitar a integração de diferentes disciplinas, tais como, ordenamento do território, ambiente, engenharia, paisagem/urbanismo; fomentando a colaboração de atividades de investigação e de negócio no setor das energias renováveis.
O projeto é financiado pela União Europeia ao abrigo do Erasmus + (Programa Comunitário 2014-2020), Ação-chave 2 “Cooperação para a Inovação e Boas Práticas”, ação “Reforço de Capacidades no Domínio do Ensino Superior”.