Sociedade

Docentes da UAlg testaram software educacional inovador em Roma

No início de setembro, dois docentes do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve participaram num workshop intensivo, que se realizou em Roma, no âmbito do projeto europeu Eneplan – Developing skills in the field of integrated energy planning in Med Landscapes, financiado pelo programa Erasmus+.

PUB
 
Este workshop serviu para produzir, desenvolver e testar coletivamente o uso de software educacional livre para o planeamento energético, baseado na ferramenta de Mapas Conceptuais.
 
Pretende-se que, no futuro, as universidades da parceria (total de 13) apliquem esta ferramenta para lecionar disciplinas relacionadas com a energia. 
 
O projeto pretende aumentar as competências de futuros profissionais a partir de abordagens educativas inovadoras, capacitar a integração de diferentes disciplinas, tais como, ordenamento do território, ambiente, engenharia, paisagem/urbanismo; fomentando a colaboração de atividades de investigação e de negócio no setor das energias renováveis.
 
O projeto é financiado pela União Europeia ao abrigo do Erasmus + (Programa Comunitário 2014-2020), Ação-chave 2 “Cooperação para a Inovação e Boas Práticas”, ação “Reforço de Capacidades no Domínio do Ensino Superior”.