Sociedade

Dois mil alunos visitaram a UAlg em "Dia Aberto"

A Universidade do Algarve voltou a realizar mais uma edição do Dia Aberto, esta quinta-feira com cerca de dois mil alunos do ensino básico e secundário dos quatro cantos do Algarve e de algumas escolas do Alentejo.

PUB
 
André Duarte veio da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes de Portimão. Frequenta o 11º ano e encontra-se a um passo de decidir qual o curso superior que quer tirar. Diz que ficou impressionado com o tamanho da Universidade, com as instalações e sentiu que aqui "se respira liberdade". Espera ficar a conhecer melhor os cursos, a Universidade, as pessoas e, quem sabe, talvez esta visita o ajude na sua decisão. Veio com os seus colegas e considera que esta iniciativa "é das melhores coisas que se pode fazer".
 
Catarina Cunha tem 16 anos e está no 11ºano, mas já sabe o que vai escolher: quer ser jornalista. Num futuro bem próximo, ela e os seus colegas, que frequentam a Escola José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel, vão ter de fazer opções. Rumaram à UAlg com o objetivo de recolher toda a informação possível sobre a oferta formativa, os departamentos e, ainda, para conhecer professores e alunos. 
 
A Escola Secundária Júlio Dantas de Lagos também se fez representar. Pela voz da Francisca e da Leonor, ambas com 16 anos, consideraram que "esta iniciativa é muito importante" e que "todos os alunos deviam viver esta experiência".
 
Com mais de uma centena de atividades, os visitantes experienciaram uma viagem ao mundo da investigação, através das várias áreas de estudo da UAlg. 
 
Organizadas pelo Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg, decorreram, em simultâneo, atividades como futebol americano, rugby, golfe, escalada, ténis e várias aulas de grupo, abertas a todos os participantes.
 
Este evento, que se realiza anualmente, tem como objetivo oferecer propostas para públicos diversificados, como estudantes, docentes e outros agentes educativos.
 
Em jeito de conclusão, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg, considera que este dia superou as expetativas devido, em grande parte, à motivação e união de todos os agentes envolvidos na organização. Para André Botelheiro, este tipo de iniciativas reveste-se de primordial importância, "não só pela divulgação da oferta formativa e, consequentemente, da UAlg no seu todo, mas também pelo impacto que possa ter na divulgação e no incentivo da prossecução dos estudos superiores."