Após um ano de competição, dividido em três etapas regionais que percorreram o país, tem lugar a final nacional do mais prestigiado e importante concurso de cozinha profissional em Portugal – Chefe Cozinheiro do Ano.
É neste fim-de-semana que os seis chefes de cozinha finalistas se vão defrontar sob os olhares atentos e curiosos dos visitantes da Alimentaria & Horexpo que decorre na FIL em Lisboa.
A prova promete ser frenética e cada concorrente terá seis horas para confecionar e apresentar o menu completo ao júri.
A concurso no dia 22 entre as 12h30 e as 18h00 estarão João Viegas (Restaurante São Gabriel – Almancil); Rogério Bento (Salgados Dunas Suites Hotel – Albufeira) e Vítor Adão (Restaurante Lap – Lisboa). Já no dia 23 entre as 10h00 e as 16h00, Duarte Eira (Restaurante Salpoente – Aveiro); Paulo Carvalho (Restaurante A Cevicheria – Lisboa); Ricardo Raimundo (Escola de Hotelaria de Fátima); prestam a sua prova.
Com cerimónia de entrega de prémios agendada para as 18h00 do dia 23 de Novembro a decisão final está na mão do jurí presidido por Nuno Mendes, chefe de cozinha dos londrinos Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado. António Bóia, capitão da Equipa Olímpica Júnior de Culinária terá a seu cargo a direção técnica.
A 26ª edição apresenta o Bacalhau salgado seco da Noruega, a vitela e a maçã como matérias-primas obrigatórias para a elaboração do menu.