O mais tradicional doce de Lagos – o Dom Rodrigo – está nomeado para as 7 Maravilhas Doces de Portugal. De acordo com a organização, o desafio é eleger os melhores Doces de Portugal, enfatizando a tradição e a inovação, associadas a determinada região do país.
Conforme explica comunicado da autarquia, diz a tradição que o Dom Rodrigo de Lagos, bolo algarvio de origem conventual, terá sido criado no séc. XVIII, no antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo em Lagos, pelas mãos das freiras Carmelitas, em honra ao fidalgo D. Rodrigo de Menezes Governador da Praça. A comercialização do Dom Rodrigo de Lagos terá começado a partir dos anos 30 do séc. XX, com a abertura da “Casa de Doces Regionais – Taquelim Gonçalves” (o mais antigo estabelecimento de Lagos dedicado à doçaria, e que ainda hoje existe).
O mesmo documento realça que "atualmente, visitantes de toda a região e país que se deslocam a Lagos, provam este afamado doce, uma referência da cidade, e da região do Algarve".
Por este motivo, a Câmara Municipal de Lagos decidiu avançar com a candidatura para as 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Recorde-se que a iniciativa foi apresentada em fevereiro, por Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, e o formato televisivo por José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional.
Depois de ver a sua candidatura aceite, o Dom Rodrigo de Lagos passa agora a ser um dos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal.