No próximo dia 9 de maio, a Direção Regional de Cultura do Algarve – DRCAlg, assinala o Dia da Europa, na Fortaleza de Sagres, com a atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores”, que será dinamizada na sala multiusos do monumento, das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h00. Esta iniciativa tem entrada gratuita e aberta ao público em geral.
O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, assinada a 9 de maio de 1950, que expõe a visão de Robert Schuman, um dos pais fundadores da Europa comunitária, através de um plano para garantir a estabilidade e a paz duradoura na Europa do Pós-Guerra. Este plano levou à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que deu origem à atual União Europeia.
Lembra a DRCAlg que, o Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu (MPE) em 2015, pelo papel que desempenhou na construção da cultura e história europeias, associado à génese do período expansionista europeu, mas também pela singularidade e complexidade da sua paisagem patrimonial, que integra um conjunto de monumentos megalíticos de particular relevância em contexto europeu, a memória associada ao culto vicentino, a Ermida de Nª Srª de Guadalupe, a rede de fortificações da região, o seu património natural e subaquático, e ainda o património associado à então Vila de Lagos, olhada justamente como 1º cais de partida das navegações de exploração da costa africana, cidade que integra um importante legado associado à escravatura e ao tráfico negreiro, de extrema pertinência no contexto europeu e mundial.
Atualmente, o projeto Marca do Património Europeu integra um total de 60 bens patrimoniais que representam marcos simbólicos na trajetória comum e partilhada na formação da Europa e da União Europeia, regista a mesma fonte.
A proposta de atividade “Marca do Património Europeu – Mapa de Valores” tem como objetivo dar a descobrir os valores humanistas que o projeto MPE promove, e o que liga o Promontório de Sagres a outros tantos sítios patrimoniais espalhados pela Europa, conclui a mesma fonte.