A Direção Regional de Cultura do Algarve demonstrou hoje o seu "sentido pesar" pelo falecimento de João Barra Bexiga ocorrido esta quarta-feira aos 92 anos.
Segundo descreve nota da Direção Regional de Cultura do Algarve, João Barra Bexiga nasceu em 1924, na Bordeira, freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro e conviveu desde sempre com os grandes mestres acordeonistas algarvios.
Filho de um acordeonista, João Bexiga que fora autor do consagrado corridinho “Picadinho do Algarve”, começou a tocar aos 5 anos de idade, sendo por isso, talvez, o acordeonista com mais anos de carreira. Compôs inúmeras obras, principalmente corridinhos, que são hoje tocadas por muitos acordeonistas portugueses, tendo mesmo gravado dois discos.
Em 2008 foi-lhe prestada uma homenagem na sua terra natal, tendo sido já publicadas diversas obras onde se refere o seu trabalho como executante e compositor de inúmeras músicas.
Para a DRCAlg, "o seu contributo e o legado que nos deixa para a história e vida do acordeão no Algarve é inquestionável e ficará na memória de várias gerações".
Algarve Primeiro