O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto de Faro, coordenou durante o dia de hoje uma operação de assistência e salvamento a duas embarcações de pesca, que encalharam na praia de Vale do Lobo, em Quarteira.
Segundo comunicado da Marinha Portuguesa, o alerta inicial foi recebido, através da embarcação de pesca "Bela Princesa", que dava conta do encalhe da embarcação "Carlos Orlando", com 3 tripulantes a bordo, sendo que dois conseguiram chegar a terra, ficando apenas o mestre, para apoiar as operações de reflutuação.
Para o local foram empenhados os meios da Autoridade Marítima. Deslocaram-se ainda em auxílio duas embarcações de pesca, a "Manuel Francisco" e a "Carlos e Sara", tendo a primeira também encalhado no mesmo local, pelas 10h40.
A embarcação "Carlos Orlando", conseguiu reflutuar e iniciou viagem para o porto de pesca de Quarteira. No entanto, devido à entrada de água provocado pelos danos do acidente acabou por se afundar, cerca das 12h30.
Durante as operações de reflutuação da embarcação "Manuel Francisco", o mestre da embarcação lançou-se à água para recolher o cabo de reboque, tendo entrado em hipotermia, onde foi prontamente evacuado pelos meios de salvamento da Capitania, para receber assistência médica.