Sociedade

Duas estudantes do concelho de Lagoa distinguidas com Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve

 
Duas estudantes residentes no concelho de Lagoa foram distinguidas com Bolsas de Excelência da Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito do ano letivo 2025/2026.

PUB

A sessão de entrega das bolsas realizou-se no passado dia 5 de fevereiro no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas, numa cerimónia que contou com a presença da vereadora do Município de Lagoa, Ana Martins.

Neste ano letivo foram atribuídas 96 Bolsas de Excelência, as quais asseguram o pagamento integral da propina do 1.º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.

Segundo adianta o Município em nota enviada ao Algarve Primeiro, entre os estudantes distinguidos, encontram-se Diana Guerreiro Ventura, natural do Parchal, e Sofia Cristina Gonçalves Vicente, natural de Estômbar, que viram reconhecido o seu mérito académico e o empenho demonstrado ao longo do seu percurso escolar.

As Bolsas de Excelência destinam-se a premiar estudantes que tenham ingressado na UAlg através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores; estudantes colocados com a melhor nota no respetivo curso, desde que tenham ingressado com classificação igual ou superior a 15 valores; bem como estudantes com as notas mais altas ainda não seriados, no caso de existirem bolsas por atribuir.

Com esta iniciativa, a Universidade do Algarve incentiva os melhores alunos a prosseguirem a sua formação superior na região, contribuindo para apoiar as famílias nos encargos associados ao ensino superior.

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, congratula as estudantes distinguidas, referindo que é com "enorme satisfação" que vê jovens do concelho serem reconhecidas pelo seu mérito académico, tratando-se de um exemplo inspirador para toda a comunidade escolar. "O investimento na educação e na qualificação dos nossos jovens é fundamental para o futuro do concelho e do país.", reforçou.