Família

É dentro de casa que encontramos força para enfrentar a sociedade

 
Ao longo da história já se conheceram diversas formas de encarar a vida e de encontrarmos força para enfrentar os desafios que nos são propostos diariamente.

Em meu entender e, pela minha experiência pessoal, defendo que, é dentro de cada um de nós que se reúnem as forças, os valores e os sentimentos que nos permitem viver melhor e darmos mais de nós às restantes áreas de vida.
 
Partindo da base de que a sociedade se nos apresenta com muita diversidade e desafios, temos necessariamente que encontrar um ponto de equilíbrio para que nos possamos defender e para que possamos viver em harmonia com aquilo que somos e sentimos.
 
Nesse sentido, procuramos agrupar-nos com alguém que nos permita essa felicidade e bem-estar para que, diariamente tenhamos um ponto de encontro agradável para podermos desligar da sociedade e descomprimir daquilo que recebemos quando estamos expostos à diversidade. É por isso que sublinho a importância de uma vida feliz e tranquila dentro de casa, pois é esse o nosso porto-seguro e o espaço onde vamos buscar energia, motivação e capacidade para enfrentarmos cada novo dia.
 
Basicamente funcionamos “de dentro para fora” e, os nossos comportamentos sociais espelham aquilo que somos e a qualidade da nossa vida familiar.
 
Não é por acaso que dizemos que uma pessoa que está bem em sociedade e nas suas relações com os outros, tem forçosamente uma vida familiar rica e equilibrada, com sentimentos de qualidade…
 
Conseguimos saber facilmente quando uma pessoa está preenchida emocionalmente quando analisamos, mesmo em poucas linhas, os seus comportamentos sociais, isto porque somos aquilo que sentimos e que conseguimos concretizar com outra pessoa. Somos o produto da satisfação das nossas necessidades básicas aos vários níveis e, isso “vê-se” na forma como agimos e reagimos nas mais variadas situações.
 
O conselho que posso deixar com este apontamento é que temos de construir melhores relações com quem amamos, para que sejamos mais felizes e luminosos em sociedade e, sempre que possível, tentar desligar do mundo para que o nosso verdadeiro mundo seja mais rico e harmonioso. Estar mais tempo com aqueles que amamos, concretizar mais sonhos e planos e zelar para uma vida familiar consistente, são em meu entender, a base para a felicidade.
 
Fátima Fernandes