A DECO diz que “uma família que gaste 400 euros mensais no supermercado pode obter, num ano, poupanças acima dos 500 euros nas lojas mais baratas.”
O atual “Campeão dos preços mais baixos” é o Modelo Continente do Grupo Sonae, sendo que, através do simulador disponibilizado na página da DECO, se pode consultar em detalhe os preços mais acessíveis em cada região de Portugal continental e ilhas.
Segundo a Associação para a Defesa do Consumidor, o Continente e o Continente Modelo são os supermercados que vendem mais barato.
Estes são os resultados da última comparação de preços feita pela Deco, em relação aos preços de junho. Uma liderança válida para Portugal continental, Funchal, na Madeira (Continente Modelo), e São Miguel e Terceira, nos Açores (nesta última ilha junta-se também, em matéria de preços baixos, a marca Guarita).
O anterior líder Jumbo, ocupa agora a segunda posição. Na segunda posição, seguindo-se o Pingo Doce, Lidl, Intermarché e Minipreço.
Apesar da liderança pelos preços baixos, diz a Deco, que o Continente subiu os preços em Portugal continental face a junho de 2017. Subidas que também se verificaram no Pingo Doce e no Intermarché, em relação a junho. Com o Jumbo e o Lidl a descerem preços e o Minipreço a não fazer alterações.
"O ranking das cadeias mais baratas não reflete a realidade de todas as localidades do país, nem de todas as famílias. Para descobrir o supermercado mais barato da sua região, basta utilizar o simulador. Selecione o seu distrito e concelho. Pode ainda afinar a pesquisa com os cabazes mais utilizados nas suas compras, entre mercearia, fruta e legumes, carne, peixe, laticínios, bebidas, congelados, higiene pessoal e limpeza da casa", acrescenta a associação.
Para esta atualização do estudo, a Deco visitou 560 lojas, entre os meses de maio e julho, e recolheu 106.190 preços. Não considerou descontos em cartão, nem promoções condicionadas à compra de outros produtos. E apenas analisou cadeias que figurem em, pelo menos, 10 distritos, disse ainda a associação de defesa dos consumidores em comunicado.