Família

«É preciso ser um homem bom para ser um bom pai»

Os pais não servem só para brincar e para serem uma referência de autoridade e castigo.
Os pais não servem só para brincar e para serem uma referência de autoridade e castigo.  
Foto: (Freepik)
Diz o Reflexões Filosóficas que, uma mulher inteligente, madura e responsável, escolhe um homem bom para ser pai dos seus filhos.

Se no passado a maternidade era quase exclusiva da mulher, nos tempos atuais, esta procura um companheiro, um amigo e um ser humano capaz de se envolver na educação e no desenvolvimento dos filhos.
 
Um homem tem de ser muito mais do que o apelido quando nos casamos, tem de ser mais do que “o sustento” da família, o “chefe de família” e o segurança do lar. As mulheres querem um parceiro ativo e participativo em todas as áreas de vida e até para as ouvir nos momentos mais delicados. Por seu turno, o homem é cada vez mais capaz de falar acerca dos seus sentimentos, dos seus medos e conquistas, o que torna os casais muito mais amigos e unidos.
 
Segundo o Reflexões Filosóficas, mesmo antes de serem pais, os homens dão algumas pistas que podem ajudar a perceber se têm as características necessárias para abraçar essa missão. Assim, esteja atenta a estes sinais antes de planear o nascimento de um filho:
 
1 – Os bons pais não podem ser machões
 
Homens que ainda acreditam que só as mulheres podem chorar, pedir ajuda, ser sensíveis e demonstrar sentimentos, são pessoas em geral muito rígidas e, portanto, não serão capazes de educar crianças com autoridade amorosa e acolhedora.
 
2 – Os pais não servem só para brincar e para serem uma referência de autoridade e castigo.
 
Homens preparados para educar crianças entendem que a sua presença ativa nas vivências cotidianas é fundamental. Os verdadeiros pais mudam a fralda, dão o biberão, vão à reunião da escola, ao pediatra, acordam a meio da noite para medir a febre, contam uma história e daí por diante, estão ao lado da mãe em tudo o que é necessário. Registe-se que, nos tempos atuais, os filhos são educados e cuidados por ambos os progenitores. O pai não ajuda, mas sim cumpre o seu papel tal como a mãe.
 
3 – Os bons pais não veem o afeto como uma ameaça à sua masculinidade
 
Na verdade, é preciso ser muito homem para se emocionar com as situações lindas e duras da vida. É preciso ser muito homem para entender as oscilações de humor da parceira durante a gravidez, porque as hormonas estão super estimuladas e, finalmente, é preciso ser muito homem para compreender que os seus filhos, meninos e meninas precisam ambos de exemplos de um pai amoroso e firme, para guiá-los em todas as etapas da vida, conclui a mesma fonte.
 
Perante esta descrição, já sabe, escolha para pai dos seus filhos alguém que a ame e que se deixe amar.
 
Fátima Fernandes