Há quem diga que não se pode viver sem fé; sem acreditar em algo e sem esperança.
Dizem as tradições que, «nunca é demais ajudar a sorte», pelo que, ter um amuleto por perto dá sempre jeito!
Nesse sentido e, sabendo que, sobretudo no nosso país, se vive um ambiente de falta de confiança e de esperança no futuro, vale a pena recordar que, um amuleto pode fazer toda a diferença quando se acredita no seu significado e força.
Assim, deixamos algumas sugestões de amuletos considerados pela história, como fontes de sorte.
Ferradura
Associadas à sorte desde há vários séculos, não se sabe ao certo qual a sua “acção” nos dias actuais, contudo, a popularidade da ferradura está relacionada com uma lenda que, apesar de desconhecida por muitos, parece fazer sentido comprar uma ferradura quando se procura sorte!
De acordo com alguns escritos, a ideia de uma ferradura associada à sorte, remonta há séculos, quando estes objectos eram usados para afastar os goblins maus; criaturas do folclore nórdico que se assemelham a duendes.
Segundo o folclore antigo, o mundo das “fadas” existiu durante a Idade da Pedra, através do que é hoje o norte da Europa e as Ilhas Britânicas. Quando as tribos celtas começaram a invadir essas terras, cerca de 400 a.C., as fadas escondidas nas florestas camuflaram-se de verde, numa tentativa muito parecida com os duendes de hoje.
Os colonos contavam histórias sobre o povo misterioso e mágico que vivia na floresta, também conhecidos como elfos e “goblins”, ou duendes.
Os duendes foram acusados de provocar muitas desgraças entre os colonos, lançando magias para impedir as vacas de dar leite e as galinhas de dar ovos, e causando infertilidade em casais. As lendas referem ainda os bebés raptados pelas fadas.
Diz-se que os goblins primitivos temiam as armas de metal dos seus inimigos, os humanos, e, portanto, tinham medo de ferro. Para afastar os maus espíritos e duendes de suas casas, as pessoas penduravam ferraduras sobre as portas dianteiras. Segundo alguns especialistas, as ferraduras eram ainda duplamente assustadoras para os duendes, porque além de ser de ferro, pareciam o Deus celta da lua crescente.
O emblema sobreviveu ao longo dos séculos, mas ainda há algum debate sobre a maneira correta de posicionar a ferradura a fim de repelir o azar. Há quem defenda que, uma ferradura com as duas pontas apontando para cima dá sorte, enquanto outras tradições afirmam que as duas extremidades devem apontar para baixo a fim de que a sorte bata à porta.
Trevo de Quatro Folhas
Por ser extremamente difícil encontrar esta planta com quatro folhas, acredita-se que dá sorte a quem a encontra. O amuleto deve ser colocado num local discreto e onde possa estar protegido dos olhares e das influências alheias, pelo que, a tradição sugere que, o trevo de quatro folhas, seja colocado num plástico para que perdure e, usado dentro da carteira.
Cada uma das suas folhas tem um significado especial: glória, fortuna, amor sem traição e saúde.
Cegonha
Juntamente com sal grosso, este amuleto, que simboliza o nascimento, protege todas as mulheres na hora do parto.
Mão de Fátima
De origem islâmica, este amuleto atrai a boa sorte e protege contra problemas de saúde, trazendo também muita harmonia para o lar. Cada um dos cinco dedos estendidos representa uma virtude: fé, caridade, jejum, oração e peregrinação.
Flor-de-Lis
Diz a tradição que, este amuleto atrai muita pureza de espírito, ilumina os seus caminhos e ajuda a atingir a perfeição.
Nó Místico
Como simboliza a união cósmica que existe entre tudo, transmite para a sua vida muita paz a nível familiar e amoroso.
Figa
Na Roma antiga, este amuleto era usado para estimular a fertilidade e o erotismo. Hoje em dia acredita-se que a figa ajuda afastar o mau-olhado e é um importante amuleto de sorte.
Olho Turco ou Grego
Muito comum na Turquia, este amuleto é bastante usado em acessórios de bijutaria, e tem o poder de afastar o mau-olhado.
Escapulário
Este amuleto protege todos aqueles que o usen ao pescoço. A esta pequena corrente com imagens de santos ou orações devem ser feitos pedidos especiais, que apenas se realizam quando o escapulário se parte.
Elefante
O elefante é amplamente conhecido, e um símbolo da cultura indiana como elemento capaz de recolher as más energias de pessoas e locais. É vulgarmente colocado em casa, no local de trabalho, num lugar onde possa estar virado de costas para a porta.
Na índia, acredita-se que o elefante atrai bons fluidos e funciona como um amuleto de proteção. A importância do animal é tão grande que alguns templos criam um espécime do animal nos seus domínios para atrair riqueza e prosperidade.
Normalmente, os elefantes da sorte ficam virados de costas para a porta de entrada, pois nesta posição o animal atrai sorte e evita a falta de dinheiro.
Segundo a tradição, acariciar a tromba do elefante antes de sair de casa traz felicidade e mais saúde. Na Índia acredita-se que, presentear uma pessoa com um elefante da sorte significa o quanto ela é querida.
Pata de Coelho
Usado, por norma, em forma de porta-chaves, muitas tradições acreditam, que, este amuleto atrai sorte e dinheiro. O coelho é também considerado o símbolo da fertilidade e as suas patas representam o equilíbrio do corpo, pelo que, ter este objecto como amuleto, será uma garantia de protecção também na saúde.
Malagueta
Como amuleto ainda é pouco conhecido, mas há quem acredite que a malagueta atrai a sorte e afasta a inveja. Afasta as más intenções dos outros para consigo.
Espelho
Deve ser usado como amuleto da sorte na sua casa. Colocado de frente para a porta da entrada impede que as más energias entrem no seu lar. Ao mesmo tempo, a ideia de amplitude fornecida pelo espelho, atrai grandeza e esperança.
Dente de alho
Já é antiga a tradição de que, o alho atrai boas energias enquanto afasta os fluidos negativos. Há quem se faça transportar por um dente de alho, guardado num pano branco ou azul num cantinho no carro ou na carteira. Acredita-se que, este elemento é poderoso e capaz de facilitar a entrada da sorte nos lares e na vida das pessoas.
AP