A primeira fase da 8ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal, permitiu a recolha de mais de 3500 quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), nas Eco-Escolas do distrito de Faro que integram o projeto neste ano letivo.
Até ao momento, e com base no peso total de resíduos recolhidos, a escola que lidera o ranking nacional é a EB23 Damião de Odemira, responsável pela recolha de 13 240 quilos.
No distrito de Faro, as escolas que ocupam as primeiras posições são EB1 de Cabanas de Tavira com cerca de 3000 quilos, fazendo-se seguir pela EB23 D. Afonso III (Faro), que reuniu mais de 350 quilos e a Escola Básica e Secundária de Bemposta (Portimão) com o total aproximado de 200 quilos de resíduos encaminhados para reciclagem.
Para além dos prémios a atribuir ao longo do ano letivo, terá lugar o balanço final, em que serão premiadas 10 escolas, distribuídas por duas categorias como o peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos.
As escolas serão reconhecidas, também, pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade.