O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, receberam ontem de manhã (que antecedeu a 5ª feira negra) o movimento associativo “5as FEIRAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR”, onde esteve presente a Presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve, Filipa Braz da Silva.
Nesta reunião as Associações Académicas apresentaram à tutela o seu projeto «20 respostas para um Ensino Superior melhor».
O ministro da Educação e Ciência demonstrou a preocupação por parte do Governo relativamente aos problemas que têm vindo a assolar o Ensino Superior, anunciando que o Governo pretende criar, até ao final do ano, um programa contra o abandono escolar no Ensino Superior, programa este que consistirá no reforço dos sistemas de apoio aos estudantes, com o intuito de apostar na reinserção dos alunos que deixaram de estudar por carências financeiras.
Foi avançado também que, tanto o Ministro da Educação como próprio Primeiro Ministro, estão abertos para ver a questão das dívidas contributivas e tributárias, problema reivindicado pelo movimento associativo. Foi revelado ainda que a tutela estará a tentar captar financiamento para esta rubrica.
Entretanto, o Secretário de Estado do Ensino Superior comprometeu-se a apresentar, até Dezembro de 2013, uma resolução para esta questão.
Ficou ainda o compromisso, por parte do Secretário de Estado do Ensino Superior, de se manter a periodicidade mensal de reuniões com o movimento associativo nacional.
Apesar desta reunião a Associação Académica da Universidade do Algarve, informa que todas as iniciativas preparadas para o dia de hoje, 17 de Outubro, se manterão, sendo que um dos objetivos é alertar e consciencializar a academia e a sociedade civil para a necessidade de melhorar o Ensino Superior, pugnando pela diminuição das desigualdades sociais.
Algarve Primeiro