Segundo adianta nota da autarquia, no seu primeiro discurso, a presidente da Câmara Municipal empossada, Paula Freitas, apresentou as suas principais prioridades, referindo que “…as pessoas estarão no centro de todas as decisões. As crianças, as famílias, os jovens e os idosos serão o verdadeiro foco das nossas políticas. Vamos começar por aquilo que é mais urgente e mais estruturante: a Educação e a Habitação”.
Relativamente à Educação, destacou que “Vamos projetar o novo Centro Escolar de Vila do Bispo, permitir que as crianças do 1º ciclo de Vila do Bispo tenham uma escola, repito uma escola, na verdadeira aceção da palavra, vamos projetar o Centro Escolar de Sagres, tornar realidade uma nova creche, porque uma terra que investe nas suas crianças, investe em si mesma”.
No que diz respeito à Habitação, assegurou que “…daremos continuidade aos projetos de habitação no âmbito do 1º Direito. É urgente garantir casas acessíveis para jovens e famílias, habitação de função para médicos, enfermeiros, professores e outros profissionais, e soluções para quem quer viver e trabalhar aqui”.
Paralelamente, Paula Freitas destacou ainda como prioridade a reabilitação dos centros urbanos, afirmando: “Vamos apoiar a reabilitação dos centros urbanos, dar nova vida ao património e criar condições para que ninguém precise de deixar Vila do Bispo para construir o seu projeto de vida”. A autarca sublinhou também que a sua “forma de governar será orientada por três princípios fundamentais: competência, mérito e transparência.”
Durante a cerimónia teve igualmente lugar a tomada de posse dos membros da Assembleia Municipal, constituída pelos 15 deputados municipais eleitos diretamente, 7 pela lista do (PPD/PSD), 6 pela lista do PS e 2 pela lista do Chega, e os 4 presidentes das Juntas de Freguesia eleitos, 1 pela Lista Unitária pelo Progresso, 2 pelo PS e 1 pelo Mover Vila do Bispo e Raposeira.
Após a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal que elegeu a constituição da mesa em que José Marques foi designado como presidente e Maria das Candeias Batista e Paulo Borges como secretários.