Sociedade

Educação: alunos vão ter menos aulas e mais recreio

Os alunos do primeiro ciclo vão ter menos meia hora diária de aulas.

PUB
 
A medida é conhecida hoje e, está em linha com as reivindicações dos sindicatos da educação.
 
O Ministério da Educação prepara-se para colocar no terreno esta medida que vai aumentar o intervalo da manhã dos alunos do 1º ciclo.
 
No regresso às aulas, o intervalo passará a fazer parte do número de horas que os professores têm de lecionar por dia - cinco horas letivas, agora divididas não só entre as aulas e o apoio ao estudo mas também com o intervalo. A informação consta já da circular sobre a organização do ano letivo que a Direção-Geral de Educação fez chegar às escolas no final do mês passado. Os horários do 1.º ciclo terão agora de ser reorganizados, responsabilidade que cabe aos agrupamentos.
 
O JN dá conta de que, as escolas terão três hipóteses: começar as aulas mais tarde (9.30 em vez 9.30), alargar a pausa para almoço (de 13.30 para 14.00) ou terminar as aulas mais cedo (15.30).
 
Esta medida vem responder à muita insistência que tem vindo a ser feita por parte dos especialistas que, acreditam na importância de brincar, de criar mais e melhores momentos de convívio entre as crianças, bem como sublinhar que, através da brincadeira, os professores podem conhecer melhor os seus alunos.
 
A medida não implica aumento de pessoal nas escolas, mas sim, uma reorganização do seu funcionamento. Os agrupamentos terão liberdade de ação na implementação desta medida.