A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA), faz saber em comunicado, que reforçou a valência do seu Gabinete Talent Spot com vista a aproximar alunos já formados às empresas do setor.
Segundo a mesma fonte, este reforço surgiu da necessidade de fazer face a uma nova realidade, «uma vez que, todos os dias a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve recebe vários pedidos de unidades hoteleiras, empresas de restauração e outras entidades ligadas ao turismo para divulgação das suas vagas de emprego».
Estas ofertas de emprego são canalizadas para o Gabinete Talent Spot, um departamento dedicado ao apoio psicológico e também à gestão de carreiras, e que agora vê reforçada a sua área de ação centrada na aproximação entre os alunos que concluem os seus cursos e as muitas entidades que recorrem à escola.
Segundo Maria Eduarda Freitas, responsável pelo Talent Spot nunca houve tanta procura como agora: "sinto que tem havido um aumento considerável dos pedidos de divulgação de emprego, desde que recomeçou a atividade turística. A hotelaria está com dificuldade em contratar e sabe que aqui encontram mão de obra verdadeiramente qualificada. Afinal, somos os 'produtores' dos futuros profissionais do setor e a nossa formação tem o selo de garantia do Turismo de Portugal", refere.
Avança o mesmo comunicado que, todas as áreas da Hotelaria e Turismo têm necessidade de profissionais mas nas ofertas de emprego que chegam à escola, localizada em Faro, sobressaem as funções ligadas à Receção, Restaurante e Bar e Cozinha.
Facilitar a comunicação entre quem procura e quem oferece emprego é o grande objetivo desta valência do Talent Spot, segundo a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve: "O papel da escola enquanto 'ponte' entre as empresas da região e os alunos recém-formados tem acontecido, ao longo dos anos, mas agora passou a ter um formato mais estruturado e organizado. Internamente, é necessário informar adequadamente os alunos, fazer-lhes chegar as várias propostas de emprego, de forma rápida e consistente. Somos um mediador informal entre a oferta e a procura de emprego no setor de hotelaria, restauração e turismo, com o objetivo de aproximar os principais intervenientes (alunos e empresas)", destaca Paula Vicente.