Sociedade

Eis o novo comboio turístico de Faro

Foto|CM Fato
Foto|CM Fato  
O Município de Faro vai ter, a partir do início de abril, um novo comboio rodoviário a operar na cidade para fins turísticos.

 
Em comunicado a autarquia explica que implementação deste novo serviço, resulta de um contrato de concessão adjudicado pelo Município no passado dia 19 de fevereiro ao operador Delgaturis – Empreendimentos Turísticos, Lda, por um período de 4 anos, após concurso público aprovado por deliberação da Câmara Municipal de Faro a 1 de julho de 2019. 
 
O sistema de transporte turístico concessionado vai ser formado por um comboio novo - composto por um trator e cerca de três reboques destinados ao transporte de passageiros - que vai percorrer um novo traçado alargado com novos pontos de paragem e de interesse turístico definidos pelo Município.
 
O trajeto percorrido pelo novo comboio turístico vai continuar a sair da Praça D. Francisco Gomes, tendo passagem em vários dos pontos de interesse da cidade e novas paragens no Jardim da Alameda, Ermida de Santo António do Alto, Mercado Municipal e Igreja do Carmo. 
 
Este serviço passa também a ter duas modalidades possíveis, ao contrário do que acontecia, em que o comboio turístico contava com um percurso único com duração de cerca de 45 minutos. 
 
Assim, o utilizador poderá optar por um bilhete de uma utilização única, completa ou parcial, pelo valor de 4 euros, ou por um bilhete diário no valor de 6 euros, em que, com um mesmo título, os turistas podem fazer, ao longo do dia, várias viagens e paragens. Ambas as tipologias têm uma redução de 50% no preço para crianças de 4 a 10 anos e é grátis para crianças até aos 3 anos, acrescenta a edilidade.
 
A ideia é que com a nova modalidade de bilhete diário, permita que os turistas possam fazer as paragens que entenderem nos pontos turísticos ao longo do percurso e prossigam a viagem às horas determinadas nos vários pontos de paragem, "podendo assim explorar e ficar a conhecer melhor a cidade", realça o mesmo comunicado. 
 
Este transporte vai realizar-se todos os dias do ano, mas com adaptações sazonais: de 1 de abril a 31 de outubro, funcionará entre as 10h00 e as 21h00, enquanto de 1 de novembro a 31 de março o horário será das 10h00 e as 17h00.
 
Durante o circuito, este serviço também vai disponibilizar informação turística em vários formatos, nomeadamente através um mapa em papel mas também de um áudio guia com auscultadores e possibilidade de escolha entre cinco idiomas disponíveis (incluindo português e inglês, línguas obrigatórias).
 
O Município de Faro entende que este contrato "é mais um passo para a cada vez mais reconhecida afirmação de Faro enquanto destino turístico ao longo de todo o ano".