Economia

Eleições AHETA: A lista de Elidérico Viegas

 
No seguimento do ato eleitoral para os órgãos dirigentes da AHETA, agendado para o próximo dia 21 de janeiro, Elidérico Viegas recandidata-se à presidência da associação, encabeçando uma lista de hoteleiros e turísticos do Algarve, «representativos dos vários interesses empresariais em todo o espaço regional, dando expressão à representatividade da associação».

O programa de ação, cujo lema é “Assegurar o Presente, Garantir o Futuro”, integra ainda o hoteleiro Vítor Clemente como Presidente da Assembleia Geral e Amadeu Rodrigues como Presidente do Conselho Fiscal. Em termos associativos, a candidatura de Elidérico Viegas diz estar empenhada na criação de uma plataforma associativa «única regional, em oposição a uma estratégia associativa centralista, visando afirmar o Algarve e os interesses empresariais da maior e mais importante região turística portuguesa, quer a nível regional, quer a nível nacional e internacional, dando seguimento às conversações em curso com outras organizações associativas regionais do setor nesta matéria».
 
Os órgãos sociais que integram a Lista “A” dizem apostar no prosseguimento de uma estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, «enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar ativamente, ao invés de subserviências e dependências de centralismos de Lisboa, protagonizadas pelos candidatos da outra lista concorrente».
 
Prometem trabalhar para que a AHETA «continue a ser cada vez mais o ponto de encontro dos empresários do setor no Algarve, recusando ser uma estrutura ao serviço apenas de alguns, independentemente da legitimidade dos seus interesses».
 
A Lista A diz estar empenhada, «na construção de uma abordagem positiva do turismo do Algarve, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais da atividade turística, inovando na sua capacidade de intervenção, sem deixar de prosseguir uma estratégia que contribuiu para a afirmação e reconhecimento público e institucional da associação». Como exemplos aponta a celebração de Convenções Coletivas de Trabalho, a prestação de serviços de apoio aos associados em matéria jurídico-laboral, o acompanhamento da evolução do setor na região ou nos mercados turísticos internacionais concorrentes, entre outros aspetos.
 
Dada a importância que o Algarve tem no turismo, Elidérico Viegas entende que deverá haver uma «inversão do processo que não tem reconhecido as realidades da oferta e dos mercados turísticos algarvios, traduzido em políticas muitas vezes erradas e com resultados perversos», entre os quais destaca «o ancestral tratamento de desfavor dado à região em matéria de investimento público, cujo exemplo mais marcante é a não construção do novo Hospital Central».
 
Outra aposta passa pela participação, «ativa», nos diversos fóruns onde a AHETA se encontra representada, nomeadamente na Região de Turismo, Comissão de Coordenação Regional, Associação Turismo do Algarve, incluindo o relacionamento institucional ao mais alto nível da governação.
 
Sendo o Algarve a região mais afetada economicamente pela pandemia, Elidérico Viegas critica a «carência» de medidas de discriminação positiva «tendentes a garantir a sobrevivência da indústria turística e da região como destino turístico». Situação que para o candidato, tem causado «um impasse preocupante nas pequenas e médias empresas da região, onde se integram a generalidade dos empreendimentos turísticos, cujos investimentos e operação se encontram particularmente expostos e por isso dependentes do recurso sistemático a financiamento através de crédito bancário».
 
Apesar da aprovação de um plano específico para apoiar e recuperar o turismo do Algarve, com dotação e meios financeiros próprios, de acordo com o anunciado pelo atual governo na Assembleia da República, «este aguarda por melhores dias», regista ainda Elidérico Viegas. 
 
 
LISTA A (enviada pela candidatura)
 
ASSEMBLEIA GERAL
 
Presidente: V. Vitória, Ldª. (Hotel Água Marinha) – Vítor Manuel Clemente da Silva
 
Vice-presidente: Polvilha Sucesso, Ldª. (Grupo MGM Muthu Hotels) – Nuno Alexandre Taveira Pereira Vieira Jorge
 
Secretário: AJ Cabrita-Hotelaria, Ldª (Apartamentos Turial) – Florival de Sousa Palma
 
DIREÇÃO
 
Presidente: Hotéis Belver, Sociedade de Gestão Hoteleira, Ldª (Hotéis Boavista e Aldeia) – Elidérico José Gomes Viegas
 
Vice-presidente: Details-Hotels & Resorts, SA (Hotéis Califórnia, Velamar, Quinta Pedra dos Bicos, Vale da Lapa) – João Carlos Rodrigues Costa
 
Vice-presidente: Lutz-Explorações Hoteleiras. Ldª (Vila Valverde Design & Country Hotel) – Luís Alexandre Cristo Tavares
 
Vice-presidente: N & L Hotéis, Ldª (Hotel Apolo) – Luís Miguel Lares da Costa Vasques
 
Vice-presidente: Grand Algarve, Ldª. (Hotel Grand House) – Nídia Soares de Oliveira Martins Magalhães
 
Vice-presidente: Glamourfutur hotels, Ldª (Aparthotel Carvoeiro) – Bruno Miguel de Duarte e Fragoso
 
Vice-presidente: Algarosa-Sociedade Gestora de Hotéis, Ldª. (Aldeamento Turístico Alfagar) – Catherine Christine Boute
 
Vice-presidente: Algarvelux - Construções e Empreendimentos, SA (Castro Marim Golfe) – David Martins
 
Vice-presidente: DHJ Lagos, Ldª (Hotel Lagosmar) – Carlos Alberto Esteves Pires
 
CONSELHO FISCAL
 
Presidente: Balaia-Sol, Ldª. – Amadeu dos Santos Rodrigues
 
Vice-presidente: Castioura. Ldª (Apartamentos Ourabay) – José Carlos Martins de Castilho
 
Secretário: Bajomico, Organizações Hoteleiras e Similares, Ldª (Hotel Alcazar) – César Augusto da Igreja Raposo