Sociedade

Em 10 anos cerca de 600 jovens vigiaram floresta no concelho de Loulé

Realizou-se no passado sábado, 2 de setembro, a festa convívio de encerramento do Programa “Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal”, iniciativa desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé que este ano assinalou 10 anos de existência.

PUB
 
Segundo relembra nota da Câmara Municipal de Loulé, o “Voluntariado Jovem – Vigilância Florestal”, consiste na realização de passeios pedestres pelas freguesias do interior, visando uma componente de prevenção e deteção de fogos florestais, vigilância, sensibilização e informação às populações, teve início no verão de 2008, realizando-se nos meses nos meses de julho e agosto. 
 
Durante uma década, passaram pela iniciativa 576 voluntários com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e foram percorridos 4312km nas zonas de Alte, Ameixial, Benafim, Quarteira, Querença, Salir e Tôr, assegura a edilidade.  
 
Aliar à vigilância florestal a componente pedagógica, a fim de implementar uma cultura de proteção da floresta, bem como dar a conhecer as freguesias do interior do Concelho são os principais objetivos desta ação.
 
O evento de encerramento do 10º aniversário decorreu no Quartel dos Bombeiros de Loulé, onde foi possível visitar as instalações deste corpo de Bombeiros, o Heliporto, o Comando Distrital de Operações de Socorro e assistir a uma explicação sobre a função dos GIPS - Grupo de Intervenção Permanente da GNR no combate a incêndios florestais. 
 
Os workshops terminaram com uma apresentação da Cruz Vermelha. 
 
Durante a tarde também foram entregues diplomas aos voluntários de 2017 e às entidades envolvidas com o programa de voluntariado. 
 
Os voluntários puderam ainda assinar o Livro de Honra do Voluntariado.