O ano de 2017 trouxe uma Rota do Petisco com nova cara, mas também uma forte adesão do público a este evento que, desde 2011, tem posto o Algarve a petiscar.
Na passada sexta-feira, dia 3 de Novembro, a Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão encheu-se para ouvir o registo de 237 795 ementas da Rota vendidas.
Segundo revelou a organização foram 3 Rotas, 104 dias, 9 municípios abrangidos, 274 estabelecimentos participantes. Este ano, a Rota chegou até Terras da Ria, onde a edição de estreia contou com a participação de 34 estabelecimentos e mais de 10 mil ementas vendidas.
Por Terras do Infante, a iniciativa saiu consolidada. Comparativamente com os dados de 2016, esta edição da Rota do Infante registou um crescimento de perto de 50%, traduzido num total de 44 279 ementas vendidas.
Já em Setembro e Outubro, a Rota Terras do Arade conseguiu a proeza de servir mais de 5000 rotas por dia. No total, a Rota do Petisco 2017 registou um impacto económico directo (valor de ementas comercializadas) que superou os 670 mil euros, um montante ainda mais significativo se confrontado com o custo da realização do evento, estimado em cerca de 180 mil euros, sendo grande parte deste investimento suportado por trabalho voluntário.
Um dos veículos importantes para a divulgação da Rota foi o seu website, onde foram registadas cerca de 123 mil visualizações.
Este ano, a Rota Solidária Liberty Seguros conseguiu angariar cerca de 22.500€ que, nos próximos meses, serão distribuídos por 12 projectos sociais desenvolvidos por organizações locais. Na noite da passada sexta-feira, a assinatura dos protocolos com estas instituições constituiu um dos momentos mais importantes.
A festa da conclusão da Rota também deu a conhecer os estabelecimentos eleitos pelos petiscadores como as 7 Estrelas da Rota, quer ao nível da qualidade da ementa, quer da capacidade de transmitir o chamado “espírito da Rota”, um misto de simpatia, hospitalidade e boa disposição.
Também os petiscadores saíram premiados. Entre os mais assíduos, foram sorteados aliciantes prémios da Rota. Para aqueles que revelaram uma mais apurada veia artística, quer no desenho, quer na fotografia, estavam reservados os prémios da Rota da Ilustração Sagres e Rota das Imagem Sagres, oferecidos por MODO e André Mota – Fotografia e Vídeo. Os melhores trabalhos estarão patentes na exposição “A Minha Marca na Rota” na Casa Manuel Teixeira Gomes até ao final desta semana.
Organizado pela associação Teia D'Impulsos, o evento voltou a alicerçar-se nas parcerias entre entidades públicas, associações de cidadãos e empresas e tal como no ano passado, a Rota contou com o patrocínio oficial da cerveja Sagres.