Sociedade

Em 2021 será inaugurada exposição sobre 6 mil anos de história de Quarteira

A iniciativa enquadra-se na estratégia do Município de Loulé para a área cultural e segue a mesma filosofia da Exposição “LOULÉ - Territórios, Memórias e Identidades”.

PUB
 
Na próxima terça-feira, 14 de janeiro, pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Loulé, a Direção Geral de Património Cultural e a Direção Regional de Cultura do Algarve celebram protocolos tendo em vista a preparação de uma exposição dedicada à História de Quarteira, território que conta com assinaláveis vestígios do período romano, e que foi durante séculos uma vila piscatória até à explosão do turismo algarvio, sendo hoje um dos mais procurados destinos para quem visita a região, realça o Município de Loulé.
 
“Com os pés na terra e as mãos no mar – 6 mil anos de História de Quarteira”, irá inaugurar a 13 de maio de 2021, num espaço da cidade. Até à inauguração será realizado trabalho ao nível da inventariação e estudo de bens culturais para integrar o acervo.
 
Estão igualmente previstas sessões com a população para que seja uma exposição "que se constrói colaborativamente" com a curadoria de Rui Parreira, envolvendo dezenas de investigadores. 
 
A iniciativa enquadra-se na estratégia do Município de Loulé para a área cultural e segue a mesma filosofia da Exposição “LOULÉ - Territórios, Memórias e Identidades” que, entre 2017 e 2019, esteve patente ao público no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, dando a conhecer o período entre os mais antigos vestígios da ocupação humana no atual Concelho de Loulé até 1384, data das mais antigas Atas de Vereação conhecidas em Portugal.