Sociedade

Em agosto Algarve chega ao "pico" dos eventos

Um programa recheado com 165 eventos e mais de três centenas de apresentações culturais é o que reserva a edição de agosto do «Guia Algarve», publicação mensal da Região de Turismo do Algarve (RTA).

PUB
 
O guia de eventos já está em distribuição nos locais de habituais e pode ser descarregado em www.visitalgarve.pt ou consultado na aplicação Algarve Eventos para saber tudo o que está a acontecer à sua volta neste momento.
 
De acordo com nota da RTA, o destaque fotográfico de capa revela uma sugestão "imperdível" para os fãs dos anos 80 e da música reggae, com o concerto da banda britânica UB40. É já no sábado, dia 5, no Pine Cliffs Resort, em Albufeira.
 
O Festival do Marisco, em Olhão, e a FATACIL, em Lagoa, são os outros eventos destacados no guia de agosto. Num caso, durante seis dias (10 a 15) à beira da ria Formosa será apresentado o melhor marisco, cozinhado de forma tradicional, tudo pontuado com muita música. No outro, é o artesanato que se junta à gastronomia e produtos regionais e a concertos com artistas nacionais para dez dias de festa (18 a 27).
 
Em agosto multiplicam-se os concertos de verão com intérpretes mais ou menos famosos: Maria Gadu em Tavira (02), Cuca Roseta em Portimão (05) e em Faro, no Festival F (31), Seu Jorge em Olhão (15), Mariza em Castro Marim (19), Carminho em Lagoa (24) e dezenas de outras apresentações musicais estão programadas para acontecer em toda a região.
 
Ainda há propostas de teatro, exposições de fotografia, pintura e escultura e eventos de dança, arte em evidência com a realização do FolkFaro, ponto de encontro de povos, culturas e tradições do mundo, expressas na música e em coreografias. Espetáculos de 19 a 27, na capital algarvia.
 
Os eventos de gastronomia vão além do marisco olhanense e elegem a sardinha como rainha de um festival com tradições em Portimão. O assador gigante abre dia 2, na zona ribeirinha. E é em agosto que se pode viajar no tempo, de volta à Idade Média: primeiro na Feira Medieval de Silves (de 11 a 20) e depois nos Dias Medievais de Castro Marim (de 23 a 27) há reis, rainhas, justas e cavaleiros trajados com todo o rigor. Vestidos a rigor é também o mote da original Noite Branca em Loulé, que regressa no último sábado do mês (26).
 
Refira-se que a publicação bilingue (português e inglês) da RTA tem 32 páginas e uma tiragem de 70 mil exemplares, distribuídos gratuitamente nos postos de turismo, aeroporto, hotéis, agências de viagens, rent-a-car e campos de golfe da região.