O objetivo passa por criar uma incubadora de investigação e desenvolvimento de produtos tecnológicos, à semelhança do que já existe em Viseu e Funchal.
O Algarve Primeiro registou a parceria entre a Câmara Municipal de Olhão e a Altice Labs, que visa a criação no concelho de uma incubadora de empresas de base tecnológica, e que foi esta manhã formalizada com a cerimónia de assinatura do respetivo protocolo, que decorreu nos Paços do Concelho, com a presença do presidente da autarquia, António Miguel Pina, e do presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca.
Com esta sinergia a autarquia compromete-se a proporcionar as instalações e dinamizar as entidades que vão avaliar as propostas que se candidatem; a Altice, irá contribuir com todos os recursos à sua disposição.
Na cerimónia desta manhã, o Presidente da Câmara de Olhão realçou o momento «como histórico, na medida em que Olhão começou por ser uma terra de pescadores da indústria conserveira, depois passou a ser referência turística e hoje, além disso, tem a ambição de estar na dianteira das novas tecnologias».
Nessa estratégia de "virar a página" para o mundo do «amanhã», o autarca quer construir um concelho moderno ligado às novas tecnologias, incentivando inclusive, famílias e comunidade educativa a unirem-se em torno daquilo que diz ser um desígnio, «de modo a que as crianças tenham acesso facilitado ao mundo digital e às novas tecnologias, uma ferramenta essencial para os mais novos se prepararem para as mudanças que são uma realidade nos dias de hoje».
O edil garantiu que em breve serão inauguradas duas lojas para o Altice Lab de Olhão, no Parque Empresarial de Bela Mandil, na Freguesia de Pechão.
A finalizar deu os parabéns à Altice, «não como autarca mas principalmente como português, foi a empresa que comprou a Portugal Telecom, que era de todos nós, mas o Grupo Altice prometeu o que anunciou aquando da aquisição da PT, pois a vertente social com que se comprometeu realizar está a ser concretizada e isso é de louvar no seio do mundo dos negócios e empresariais», concluiu António Miguel Pina.
Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, além de agradecer as palavras do autarca, ressalvou que a estratégia da empresa é criar «igualdade de serviços para todos».Também vincou a educação como pilar fundamental, para a transformação digital, e aí a empresa promete dar apoio ao desenvolvimento da educação.
O responsável da Altice, deu o exemplo da infraestruturação de fibra ótica que a empresa realizou na Serra da Estrela, beneficiando muitas famílias e a nova geração, numa área que apresentava lacunas nessa matéria.
Alexandre Fonseca prometeu corresponder às condições proporcionadas pela Câmara de Olhão na criação de mais um Altice Labs «descentralizado».
O presidente Executivo da Altice Portugal, referiu que o Altice Labs de Viseu, tem 700 engenheiros que criam soluções tecnológicas e exportam essas ideias para 35 países, «e é isso que queremos fazer também em Olhão, colocar o concelho e o Algarve, na frente do desenvolvimento económico e tecnológico».
Refira-se que na mesma cerimónia, foram oferecidos pela Altice, 4 tablets com conteúdos educativos, aos 4 Agrupamentos de Escolas do Concelho.