Sociedade

Em dezembro o 365 Algarve celebra 2020 com Novo Circo

Les Dodos ® Katelijne Boonen
Les Dodos ® Katelijne Boonen  
Dezembro o 365 Algarve começa com a redescoberta de ingredientes tradicionais da região e a convivialidade de uma refeição partilhada, terminando com as companhias de Novo Circo Collectif Malunés e Le P'tit Cirk em dois espetáculos a não perder.

 
Segundo nota do programa, os percursos para Colher e Cozinhar – Festival da Comida Esquecida está a 8 de dezembro em Tôr, Loulé, para recolher ingredientes tradicionais, alguns pouco conhecidos do público, que serão depois utilizados numa aula de cozinha. Os anfitriões locais orientam os participantes num passeio interpretativo por todo o território envolvente, focando-se nos modos de vida e na história da horta e respetivos produtos.
 
Os ingredientes recolhidos serão utilizados na confeção de um prato sazonal da cozinha tradicional algarvia nas imediações desse mesmo local. Será um momento de partilha de conhecimentos e histórias, num ambiente de cocriação de experiências.
 
À medida que se aproxima do fim do mês a companhia Collectif Malunés assenta arraiais no Heliporto de Monchique entre 27 de dezembro de 2019 e 5 de janeiro de 2020 para, a partir das 21h30, e em conjunto com os sete anões da Branca de Neve, reunir todas as princesas na sua tenda de circo em Forever Happily.
 
De uma floresta encantada, à Pequena Sereia, a Hänsel e Gretel (ou João e Maria), cabe neste espetáculo todo o universo dos contos de fadas, no âmbito da programação Lavrar o Mar. 
 
Nas mesmas datas e local, mas às 18h30, é a vez de Le P'tit Cirk apresentar o espetáculo de circo contemporâneo Les Dodos.
 
Este é um espetáculo onde cinco músicos acrobatas elaboram modelos de microssociedades, expressas através de jogos de relações sensíveis de fragilidade, poder e benevolência. «A hostilidade do mundo condena-os a inventarem mecanismos de sobrevivência freneticamente irrisórios, como as tentativas improváveis de escapar à gravidade, através de uma imaginação sem limites», realça o 365 Algarve.