O PCP quer saber que medidas a ministra da saúde vai tomar para atrair mais oftalmologistas para o Hospital de Portimão.
Após visita efetuada ao referido Hospital , pelo deputado Paulo Sá, a delegação do PCP reuniu com o Diretor Clínico do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, tendo constatado que existe uma carência de recursos humanos neste serviço.
No Serviço de Oftalmologia do Hospital de Portimão há, atualmente, 4 médicos oftalmologistas (a que acresce um médico prestador de serviços, mas que apenas faz consultas externas quatro dias por mês).
Com apenas 4 oftalmologistas, o Hospital de Portimão consegue assegurar integral e atempadamente as cirurgias, mas não tem capacidade para dar uma resposta atempada às consultas externas, as quais têm tempos de espera que podem atingir os 300 dias, confirma o PCP em comunicado, pelo que o Serviço necessita de mais dois oftalmologistas. No concurso nacional atualmente a decorrer apenas foi contemplada uma vaga para esta especialidade no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, "o que é manifestamente insuficiente", sublinha o mesmo documento.
O Serviço de Oftalmologia do Hospital de Portimão tem ainda falta de um assistente técnico e de três assistentes operacionais.
A delegação do PCP foi informada que o Serviço de Oftalmologia do Hospital de Portimão possui equipamento moderno e de elevada qualidade, que responde às necessidades do serviço e que constitui um importante fator para a atração e fixação de médicos especialistas.
O Grupo Parlamentar do PCP, questionou a Ministra da Saúde, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:
Que medidas urgentes serão adotadas pelo Governo para garantir que o Hospital de Portimão possa contar, a curto prazo, com mais dois médicos oftalmologistas, permitindo dar uma resposta atempada às consultas externas?
Quando serão contratados, para o Serviço de Oftalmologia do Hospital de Portimão, o assistente técnico e os três assistentes operacionais em falta?