Sociedade

Em Loulé há para ver exposição: “O Homem que só queria ser Tóssan” com apresentação de livros

Os Claustros do Convento Espírito Santo apresentam no dia 22 de agosto, pelas 18h30, dois livros inéditos de Tóssan - “Lógica Zoológica fritos e desfrutos, animália, contos e descontos” e “Tóssan versos côncavos e conversos”.

PUB
 
Selecionados a partir do espólio literário de centenas de papéis, rabiscados ou passados à máquina quase todos inéditos, e o catálogo da exposição “O Homem que só queria ser Tóssan”, poderão ser apreciados até ao próximo dia 31.
 
As 296 páginas do Catálogo “O Homem que só queria ser Tóssan” revelam muitos testemunhos da criatividade de quem o seu amigo, o historiador e embaixador brasileiro em Lisboa Alberto da Costa e Silva dizia: «Não queria ser um grande artista, nem um grande ator, escritor ou pintor. Ele queria ser o Tóssan e o Tóssan ele foi plenamente.».
 
A exposição conta a história da vida e obra de Tóssan, através de 250 peças, entre originais,  documentos e materiais. 
 
Tossán (António Fernando dos Santos) nasceu em Vila Real de Santo António, no ano de 1918, e faleceu em Lisboa em 1991. Foi um homem multifacetado que dedicou a sua vida à arte, como pintor, ilustrador, cenógrafo, vitralista, caricaturista, humorista, decorador, designer e gráfico.