Sociedade

Em março Algarve oferece-lhe cultura, desporto, animação e bons sabores

 
O «Guia do Algarve» reúne mais de uma centena de acontecimentos culturais e desportivos, feiras e mercados que animam a região em março e que se encontram no boletim mensal de eventos editado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), que já se encontra disponível para download.

 
Os destaques de capa do «Guia Algarve» de março vão para o HumorFest – Festival de Humor de Lagoa (sessões nos dias 07, 14 e 27, às 21h30, no Auditório Carlos do Carmo), com a promessa de boas gargalhadas por alguns dos melhores comediantes nacionais; a Feira dos Enchidos de Monchique (no fim de semana de 07 e 08), onde não faltam os tradicionais enchidos serranos, artesanato, mel, medronho, doçaria ou animação musical; e ainda a Algarve Cup (de 04 a 11, em diversos estádios), torneio internacional que traz à região as mais conceituadas seleções nacionais de futebol feminino do mundo.
 
A digressão da fadista Carminho, passa pelo Teatro das Figuras, em Faro (dia 14 de março, às 21h30). Com uma seleção de obras musicais clássicas dirigidas a toda família, os Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul regressam a Loulé (dia 22, às 11h30, no Cineteatro Louletano) e a Lagoa (dia 29, às 16h30, no Auditório Carlos do Carmo). 
 
A exposição Século dos Mares, que explora a ligação do Homem aos oceanos nas várias representações do mundo marinho esculpidas em grés cerâmico pode ser vista até 12 de abril no Forte da Ponta da Bandeira, em Lagos.
 
Antecipando a chegada da primavera, o Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (de 06 a 08 de março) desafia a viver experiências únicas nos trilhos e paisagens de pastores e camponeses, da serra do Caldeirão ao rio Guadiana. No final do mês também será este o palco do Festival do Contrabando (de 27 a 29, em Alcoutim), um dos eventos icónicos do programa 365 Algarve, que celebra as memórias do contrabando do final dos anos 30 e início dos anos 40 do séc. XX.
 
Outra proposta em destaque na programação do «365 Algarve» para o mês de março é o Piquenique de Charme do Festival da Comida Esquecida, que sobe à aldeia da Penina, próxima da Rocha da Pena, no interior de Loulé, para recriar as tradições de meados do século passado, quando muitos algarvios se reuniam em convívios no campo e onde não vão faltar acordeonistas e bailarinos de folclore, para dançarem o Corridinho algarvio.
 
Por fim, os melhores Spas em hotéis de cinco estrelas espalhados pela região convidam ao relaxamento e prazer para revigorar corpo e mente durante a Algarve Spa Week, iniciativa que oferece tratamentos de luxo a preços convidativos entre 28 março e 05 de abril.
 
Estas e outras sugestões estão disponíveis no «Guia do Algarve» de março, edição bilingue (português e inglês) dirigida a residentes e turistas com tiragem de 47500 exemplares e distribuição gratuita nos hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-car e campos de golfe da região.