Sociedade

Em outubro, há para ver mostra de cinema documental sobre o Algarve

 
A Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) vai desenvolver, durante o mês de outubro, o projeto "Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: Memórias e Etnografia do Algarve", em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe no concelho de Faro e o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

A mostra pretende divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores ou semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais. A partir deste projeto inicial, a ACMJPC pretende constituir um espólio fílmico com vista à criação de um Centro de Documentação de Cinema Etnográfico no sul do país, em formato digital.
 
Segundo a associação, a mostra percorre sete locais de interesse para os autores ou elementos documentados, nos concelhos de Faro e de Loulé: Gorjões (dia 1 na antiga Sociedade Gorjonense); Loulé (dias 8 e 15, na Casa da Cultura); Alte (dias 14 e 28 no Pólo Museológico); Faro (dia 16, no Club Farense); e em Santa Bárbara de Nexe (dia 29, na Junta de Freguesia). As sessões, com a duração de cerca de 60 minutos, decorrem às 18h00 e às 21h00 com a presença dos autores: Adolfo Pinto Contreiras, Adão Contreiras, Jorge Graça, António Clareza e Helder Raimundo.