O município recebeu ontem a visita de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que se fez acompanhar por Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude e Marco Santos, presidente da direção da FNAJ, Federação Nacional das Associações Juvenis.
Em périplo por terras algarvias, o governante tomou contacto com os projetos municipais de Lagos, dinamizados nas áreas da Juventude e do Desporto.
Hugo Pereira, presidente da autarquia, sublinhou o apoio prestado ao associativismo local, com o objetivo de ter mais praticantes e alcançar melhores resultados. Outro dos grandes propósitos desta política é, nas palavras do edil, garantir que todos sem exceção, independentemente da situação económica ou condição física, possam praticar desporto.
João Paulo Correia falou das medidas apresentadas no Fórum da Juventude das Nações Unidas que têm como objetivo, sentar os jovens à mesa das negociações políticas que direta ou indiretamente lhe são dirigidas. No campo desportivo, destacou a importância do princípio do "Desporto para Todos", como instrumento de promoção da integração dos cidadãos estrangeiros, e a necessidade de se promover uma maior igualdade, garantindo não só que mais mulheres praticam desporto, mas também incentivando a que existam mais lideranças femininas neste universo.
A proteção de crianças e jovens no desporto é outra das áreas em que o secretário de Estado se mostrou empenhado, revelando estar preparar um pacote de medidas que prevê a criação, nos municípios, da figura do "agente local de proteção de crianças e jovens no desporto". A finalizar deixou, ainda, uma nota sobre a importância da Rede Nacional de Escolas UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas), que conta atualmente com 23 unidades, entre as quais a Unidade do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, cuja instalação e apetrechamento foi apoiada pelo município.