Desporto

Em Tavira, estão “Todos em Movimento” com novo Plano de Promoção da Atividade Física

 
O Plano de Promoção da Atividade Física no concelho de Tavira, resulta da parceria entre o Município, a Casa do Povo de Santo Estêvão, o Clube de Vela de Tavira e o Tavira Natação Club.

 
Trata-se de uma parceria que tem em vista a implementação do referido plano, para o período de 2019-20, num investimento de €91.700,00, que visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar.
 
A autarquia faz saber que, está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho, com vista a prestar todos os esclarecimentos.
 
Os projetos, gratuitos e diversificados, abrangem públicos com faixas etárias distintas, designadamente:"Crescer em Movimento" para crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 18 anos; "Põe-te a Mexer" para adultos dos 18 aos 55 anos que inclui os projetos "Gimnasticando" com aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica, o "Tavira ConVid’a a Pedalar" com passeios guiados de bicicleta, atividade física adaptada para cidadãos portadores de algum tipo de deficiência e "XutosN’Bola" para grupos informais de futsal.
 
O "Viva +" é para adultos com mais de 55 anos e inclui "ActiveSenior" com aulas bissemanais de ginástica de manutenção e hidroginástica, atividade física e saúde que contempla o "Diabetes em Movimento", o Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade e Combate à Obesidade. Estes três últimos em parceria com a ACES do Sotavento.
 
As iniciativas "Todos a Caminhar e Combate à Obesidade" são transversais a todos os programas. A primeira consiste em marchas corridas, todos os domingos, pelas diferentes freguesias do concelho.
 
A autarquia, em colaboração com o ACES do Sotavento (ARS), dinamiza o projeto "Combate à Obesidade", o qual consiste na avaliação, acompanhamento  e encaminhamento dos utentes, a partir dos três anos, para os diferentes projetos de atividade física.
 
Inseridos no programa "Crescer em Movimento" encontram-se os seguintes projetos:"Infantários em Movimento" para alunos do ensino pré-escolar, "Escola Ativa" para alunos dos 1.º, 2.º e 3º ciclos do ensino básico com problemas de obesidade ou sedentarismo e "Desportiv@mente", destinado aos utentes de instituições de solidariedade social como GATO, CAIC e Porta Amiga.
 
Ao dinamizar este plano, a edilidade juntamente com as diferentes entidades parceiras, querem promover a atividade física em todo o ciclo de vida, proporcionando uma oferta desportiva diversificada e gratuita.