As bibliotecas do Algarve, numa perspetiva de proximidade aos seus utilizadores, apesar de encerrarem as portas estão a privilegiar os contactos e serviços digitais, com oferta de serviços online – hora do conto, clubes de leitura, e encontros com autores via plataformas digitais.
Em comunicado, a BIBAL- Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve adianta que, as bibliotecas continuam contactáveis por telefone e correio eletrónico, respondendo às questões que são colocadas. Garantem o acesso à consulta dos catálogos, fazendo sugestões de leitura, agendando entregas e devoluções, permitindo o acesso aos livros, e algumas até levando livros a casa. «Este tipo de serviço cumpre as exigências impostas pela DGS (Direção-Geral de Saúde), nomeadamente o distanciamento social e a higienização de toda a documentação», sublinha a mesma fonte.
A carta aberta enviada pela BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação, lembra que num momento em que o acesso a meios digitais é fundamental, são as bibliotecas que fornecem equipamentos e um serviço gratuito de acesso à informação, à leitura e à Internet sem fios.
O mesmo comunicado refere ainda que, na sequência de dois inquéritos feitos pela DGLAB (Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas), ficou demonstrado que a atual situação de pandemia realçou a necessidade de apostar mais nos serviços online das bibliotecas públicas, no reforço de meios humanos e tecnológicos e no fortalecimento das competências digitais.