Economia

Em tempos de pandemia StartUp Portimão lança 1º Bootcamp de Aceleração Online

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
A iniciativa decorrerá entre 21 e 22 de abril e 4 e 5 de maio.

 
Em nota enviada à imprensa, a Câmara Municipal de Portimão adianta que através do lançamento deste bootcamp, "pioneiro a nível regional", a StartUp Portimão pretende reinventar o ecossistema empreendedor algarvio e minimizar os efeitos negativos da pandemia a médio prazo, oferecendo soluções alternativas que viabilizem as atividades agendadas.  
 
As Smart Cities e os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vão ser os dois temas em destaque, cujas sessões serão em inglês. Entre os objetivos, irá procurar-se identificar startups e projetos ligados às áreas da incubadora – as Smart Cities, que de alguma forma melhorem a vida de quem vive, trabalha ou visita as cidades; por outro lado, pretende-se que os empreendedores desenvolvam negócios sustentáveis e “do futuro” – que contribuam para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  
 
Os oradores serão empresários, investidores e consultores de negócios com vasta experiência, sendo que as “talks” de dia 22 de abril estarão abertas ao público em geral que poderá acompanhar online as seguintes apresentações: Startup scaling up and risk mitigation" e "How to approach an investor" com Paulo Andrez, presidente da Toys R US Iberia Holdings and EBAN - European Business Association Network; The entrepreneurial track" com André Abreu, CEO da Sensaway, startup incubada na Startup Portimão; "Finances 4 Startups" com João Pereira, docente do IPAM e da Porto Business School e diretor na Portugal Ventures; e “Marketing 4 Startups", com Maria Loureiro de Lemos, CEO e co-fundadora da Eat.Drink.Discover. 
 
No dia 5 de maio terá lugar uma conferência aberta ao público, sob o tema “O futuro das Smart Cities”, que contará com a presença dos seguintes especialistas: Cláudia Leitão, ex-secretária de Estado da Economia Criativa do Brasil; Pedro Neves, consultor da UNECE - Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa; António Bob Santos, da Agência Nacional de Inovação; e José Maia, fundador da GMT Hospitality. 
 
No final da conferência, transmitida em live streaming, serão apresentados os projetos selecionados para o 1º Bootcamp de Aceleração Online no Algarve by StartUp Portimão.  
 
Este bootcamp destina-se a empreendedores, portugueses ou estrangeiros, com startups ou projetos em fase de aceleração, preferencialmente nas áreas das Smart Cities. Podem candidatar-se empreendedores oriundos de qualquer região de Portugal, privilegiando-se os que têm a sua atividade em Portimão.  
 
As candidaturas são gratuitas e devem ser feitas até às 12h00 de 17 abril, através do link: http://bit.ly/3bootcamp_sp_candidatar. Ainda nessa data, pelas 22h00, serão divulgados os 12 projetos selecionados para participação. 
 
Na mesma nota, o Município realça que um dos objetivos da Startup Portimão é aproximar-se das escolas e das universidades, "consideradas players fundamentais na criação de um ecossistema empreendedor". Nesse sentido, o bootcamp contará com a participação de alunos do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, parceiros do programa.  
 
Durante esta fase de pandemia devido à Covid-19, a StartUp Portimão dinamiza várias iniciativas online para os empreendedores, como foi o caso da masterclass “Para escrever melhor para a Web”, a cargo de Analita Alves dos Santos, que teve lugar no passado dia 3 de abril. Segue-se o webinar “O valor dos ODS para os negócios“, por Júlio Maia Muhorro, agendado para 15 de abril e cujas inscrições podem se feitas através do link bit.ly/OValorDosODSParaOsNegocios.