Sociedade

EMARP diz que foi "confrontada" com pré-aviso de greve durante processo negocial

EMARP
EMARP  
A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) diz que foi confrontada com a apresentação de um pré-aviso de greve por parte do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins - STAL, apesar de se encontrar em curso um processo negocial aberto, iniciado em 2024.

PUB

Em comunicado, a empresa informa que nesse processo, ficou acordado que, em 2025, seria iniciada uma nova ronda negocial com o objetivo de melhorar as carreiras dos colaboradores, "permitindo uma progressão mais rápida, tornando-as mais justas e atrativas".

A EMARP adianta que, "fora do âmbito previamente definido", o STAL apresentou uma reivindicação de valorização remuneratória baseada unicamente na antiguidade, propondo que os trabalhadores fossem beneficiados de forma faseada pela mera passagem do tempo.

A esta reivindicação, a EMARP explica que apresentou uma contraproposta, prevendo que qualquer valorização remuneratória considerasse não só o tempo de serviço, mas também o mérito, apurado com base nas avaliações de desempenho realizadas ao longo dos anos.

A empresa refere que tem mantido "um esforço negocial contínuo, alcançando sempre entendimentos positivos, com exceção do momento presente, devido à irredutibilidade do STAL".

Ainda assim, lê-se no comunicado, que tem havido "compromisso com o diálogo social e com a melhoria constante das condições dos seus trabalhadores", sublinhando, no entanto, que as negociações "devem assentar em princípios de justiça e equilíbrio, assegurando a sustentabilidade financeira da organização, que em última análise, se repercute em todos os portimonenses", conclui.