Sociedade

EMARP inicia projeto “tampinhas solidárias” ao depositar já está a ajudar

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, - EMARP, ativou o projeto “Tampinhas Solidárias”, integrando três suportes, localizados na Alameda da Praça da República e nas Zonas Ribeirinhas de Portimão e Alvor, com vista à recolha de tampas plásticas.

PUB
A vertente solidária deste projeto será consolidada através de um protocolo realizado com a Associação Espiral de Vontades, a quem serão entregues todas as tampas recolhidas, permitindo com a entrega das mesmas à empresa de reciclagem Resialentejo, obter fundos para a comparticipação de terapias, consultas e material ortopédico e hospitalar, destinado a ajudar pessoas e instituições com necessidades especiais. 
 
Durante o ano de 2022 a contrapartida das “tampinhas” entregues pela EMARP servirá para apoiar o David Duarte, um menino com 11 anos, que nasceu com paralisia cerebral e precisa de terapias, de forma continuada, adequadas à sua situação.
 
As tampinhas que podem ser depositadas nas estruturas devem ser obrigatoriamente de plástico (tampas de embalagens em polietileno de alta densidade e em polipropileno), preferencialmente de líquidos alimentares - águas, sumos, detergentes, champôs, amaciadores ou outro tipo de embalagens similares, especifica a empresa em comunicado.
 
Para além das tampas plásticas a EMARP também irá entregar à Espiral de Vontades todas as rolhas de cortiça entregues no edifício da sua sede.
 
A Associação Espiral de Vontades é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 25 de novembro de 2011. A EMARP revela que o projeto nasceu de um grupo de amigos que se juntou para a organização de uma campanha de recolha de medula óssea, com o nome “Unidos até à Medula”, que recolheu 219 amostras, no dia 14 de maio de 2011.
 
Uma vez que partilhavam os mesmos princípios de solidariedade, estes amigos, não deixaram que esta iniciativa solidária terminasse por ali. Assumiram como sua principal missão trabalhar em prol das pessoas e famílias em situação de desfavorecimento e vulnerabilidade social, de forma a diminuir o fosso de oportunidades e promover a sua melhor integração na sociedade.
 
Em 2020, ganhou o Prémio BPI Rural - Fundação La Caixa, abrindo o Espaço Sensorial único no Algarve aberto ao público em geral. Este espaço complementa as terapias já existentes na associação e vem colmatar a falta de terapias na região.
 
A Espiral de Vontades está sediada em Monchique, no entanto a sua área de atuação estende-se a toda a região do Algarve.