Ambiente

EMARP lança apelo para a correta deposição das beatas de cigarro nas praias de Portimão

 
A EMARP- Empresa Municipal de Portimão marca o início da época balnear com a instalação de 40 estruturas de cinzeiros de praia, que integram a campanha de sensibilização para a correta deposição de beatas de cigarro, um problema que subsiste e afeta negativamente o ambiente e a saúde pública.

Segundo a empresa, a campanha contempla uma tónica de humor com diferentes mensagens veiculadas pelo “Nico”, a personagem criada para captar a atenção dos fumadores mais distraídos.
 
“Deita-me num cinzeiro” ou “Não me enterres a cabeça na areia” são alguns dos apelos que o Nico faz aos veraneantes fumadores das praias portimonenses, com o objetivo de combater o problema do descarte de beatas no areal.
 
A EMARP alerta que, "as praias são locais públicos e que a sua preservação é da responsabilidade de todos. A eliminação correta dos resíduos é uma obrigação cívica e ambiental de cada indivíduo".
 
A mesma fonte lembra que as beatas são um tipo de resíduo que pode demorar anos a decompor-se, contendo produtos químicos tóxicos que poluem o solo e a água, representando um perigo para os animais marinhos e vida selvagem.
 
A ação realiza-se conjuntamente com os restaurantes e concessões, que garantem o arrumo e reposição diária dos cinzeiros nas estruturas.
 
À semelhança dos anos anteriores, serão instalados nas praias do concelho oitenta ecopontos de cores diferentes para facilitar e incentivar a separação de materiais como o papel, vidro, plástico e metal, possibilitando desviar esses resíduos dos oceanos e aterros.
 
Face à quantidade de materiais que continuam por reciclar, em particular as embalagens, "é urgente acabar com o lixo deixado nos areais e alertar para a importância da correta deposição", frisa a EMARP em comunicado.
 
Para ajudar os veraneantes a depositar corretamente os resíduos nos ecopontos haverá um reforço de comunicação, com sinalética bilingue, em português e inglês, sob o mote “Não há que enganar”, junto à contentorização das zonas com maior afluência de pessoas.
 
Para mais informações, visite: www.emarp.pt