Em comunicado, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, EM, SA, - EMARP, informa que, lançou uma campanha sobre dejetos caninos e estabeleceu uma parceria com a ADAP – Associação de Defesa dos Animais de Portimão e o fotógrafo Carlos Filipe, para ajudar a angariar donos responsáveis «para animais de companhia, alertando para a necessidade da correta deposição dos dejetos caninos».
“A sério? Vais deixar o meu cocó no chão?” é uma das frases que integra a campanha, que tem como interlocutores os amigos caninos, com mensagens direcionadas aos seus donos que incentivam a recolha dos dejetos dos seus animais, não sujando a cidade.
Segundo alerta a EMARP, «a não recolha dos dejetos caninos é um comportamento que coloca em perigo a saúde pública e a higiene dos espaços usados por todas as pessoas». A empresa alerta que além dos maus odores e sujidade, podem ser geradores de doenças graves para a população e para os próprios animais. «As crianças, quando brincam nos espaços públicos, são particularmente vulneráveis e acabam por estar sujeitas a doenças transmissíveis pelos amigos de quatro patas», acrescenta.
Ao associar-se à ADAP e ao fotógrafo Carlos Filipe, a EMARP pretende contribuir para ajudar a encontrar uma família responsável para animais que se encontram para adoção, ao cuidado da ADAP e em famílias de acolhimento. A estratégia passa por dar continuidade à campanha de recolha de dejetos caninos, dando palco e voz a animais reais, de Portimão, que precisam de encontrar um lar com donos responsáveis, onde sejam acarinhados.
Entre as características do futuro dono deve estar incluída a responsabilidade de recolher os dejetos do seu animal, sempre que for à rua, zelando pela limpeza do espaço público, saúde e segurança de todos. Para facilitar esta rotina, a EMARP coloca à disposição dos munícipes cerca de 300 dispensadores de sacos, distribuídos pelo concelho, «que facilitam a recolha de forma prática e higiénica», concluiu a mesma fonte.