Economia

Embaixadora do Reino Unido tranquilizou comunidade britânica que reside em São Brás de Alportel

O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, recebeu esta terça-feira a visita oficial da embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Isobel Hayes.

PUB
 
Na sequência da vitória do Brexit no recente referendo realizado no Reino Unido e das questões que são levantadas sobre o futuro das relações entre o Governo Britânico e os restantes membros da União Europeia, Kirsty Isobel Hayes, Emabaixadora do Reino Unido em Portugal deslocou-se a São Brás de Alportel, município onde a comunidade britânica tem uma presença muito significativa no sentido de tranquilizar os britânicos residentes no concelho sobre a nova posição, de sair da União Europeia, assumida após o referendo. 
 
Num município composto por cerca de 11% de estrangeiros residentes, provenientes de diversas nacionalidades, sendo a comunidade britânica aquela que tem ainda a maior expressão, a representante de Sua Majestade e do Governo Britânico reuniu com o Presidente da Câmara Municipal sublinhando a disponibilidade de manter as boas relações com o país e com o município. Seguiu-se uma reunião com os seus concidadãos no salão da Santa Casa da Misericórdia, de modo a tranquiliza-los face ao futuro. 
 
Um futuro que será debatido e conciliado ao longo dos próximos dois anos de negociações, mas que segundo Kirsty não carece para já de grandes exaltações. A união entre Inglaterra e Portugal é muito mais antiga do que a União Europeia e não será de modo algum colocada em causa, devendo sim iniciar-se agora a construção de um novo caminho de conciliação entre os dois países. Esta foi a mensagem principal da diplomata que se mostrou grande admiradora de Portugal e do Algarve.
 
Kirsty Isobel Hayes é Embaixadora do Reino Unido em Portugal desde Setembro de 2014. Entrou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânico (Foreign Office, FCO) em 1999. Foi até há pouco tempo Diretora do Departamento de Organizações Internacionais, onde era responsável pelas políticas para as Nações Unidas, Commonwealth, OSCE, crimes de guerra e sanções. Foi negociadora principal do Reino Unido na reunião de Chefes de Governo da Commonwealth em 2013. Anteriormente esteve colocada em Washington e Hong Kong e passou três anos no Sri Lanka acompanhando o seu marido, que foi Alto-Comissário Britânico naquele país. No FCO em Londres trabalhou em diversas áreas, incluindo União Europeia, ambiente, recursos humanos e comunicação. É casada com o Dr. Peter Hayes e tem uma filha e um filho.