Sociedade

Embarcação de pesca afundou ao largo de Faro com 11 tripulantes a bordo (C/Fotos)

 
 
 
 
 
Uma embarcação de pesca ficou parcialmente afundada esta madrugada, a cerca de 1.8 quilómetros a sul da Ilha Deserta, em Faro.

 
De acordo com comunicado da Autoridade Marítima Nacional, o alerta foi dado às 04h40, para «um acidente marítimo envolvendo uma embarcação de pesca, que ficou parcialmente afundada a cerca de 1.8 Km a sul da Ilha Deserta, em Faro».
 
De imediato foram empenhadas para o resgate dos tripulantes, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão, outra do Comando-local da Polícia Marítima de Faro e o NRP Dragão da Marinha Portuguesa.
 
O mesmo comunicado refere que quando a embarcação afundou, «os 11 tripulantes entraram a bordo da embarcação auxiliar, que já se encontrava na água em faina, até serem recolhidos por uma outra de pesca que estava próxima. Depois foram transferidos para a embarcação da Estação Salva-vidas de Olhão, que os desembarcou em terra».
 
No local estiveram peritos do Departamento Marítimo do Sul, de modo a aferir a necessidade de uma eventual contenção de poluição, tendo sido observada «uma pequena mancha de combustível que dispersou rapidamente».
 
A Autoridade Marítima refere estar em curso «a avaliação da possível reflutuação da embarcação e reboque para terra».