Sociedade

Embarcação histórica regressa a Alvor para participar na festa da padroeira

A festa em honra da Nª Sra. da Boa Viagem, a ter lugar na zona ribeirinha de Alvor entre 18 e 20 de agosto, terá como momento alto a procissão do próximo domingo, na qual tomará parte o barco salva-vidas “Alvor”, após profundo restauro a que foi submetido por iniciativa do Município de Portimão.

PUB
Desta forma, a embarcação regressa à vila, onde se encontra há cerca de 90 anos, na sequência da intervenção realizada no estaleiro Portinave, sendo posteriormente colocada nas instalações do futuro Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor, que deverá ser inaugurado no final do ano.
 
Com mais de um século de existência, a festa tem início às 20h30 de sexta-feira, com abertura da quermesse, começando às 21h00 o baile com Cristiano Martins e Carlos Granito, enquanto no dia seguinte o baile estará a cargo do Som Livre, a que se segue o espetáculo musical com Bruna.
 
A música encerra a festa por volta das 21h00 de domingo, momento em que João Paulo Cavaco animará o baile que vai anteceder o espetáculo de Manel do Barril e suas Bailarinas.
 
O ponto alto do programa religioso será a missa solene em honra da Nª Sra. da Boa Viagem, marcada para às 15h30 do próximo domingo, precedendo a tradicional procissão pelas principais ruas da vila, acompanhada pela Banda Filarmónica de Portimão e Fanfarra dos Bombeiros de Portimão.
 
Pelas 17h30, terá lugar a bênção das embarcações dos pescadores, preparando a procissão fluvial pela Ria de Alvor, sendo a imagem da Nª Sra. da Boa Viagem transportada pelo salva-vidas “Alvor”.
 
Também a histórica embarcação “Moira”, atualmente acostada junto ao Museu de Portimão, participa no cortejo, explica nota do município.
 
 
O evento é organizado pela Comissão de Festas da Igreja Matriz de Alvor, com os apoios da Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Corpo Nacional de Escutas - 685 Alvor, Junta de Freguesia de Alvor e Câmara Municipal de Portimão, entre outros.
 
O projeto do Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor foi apoiado pelo Programa CRESC Algarve 2020, no âmbito do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos, e contempla a recuperação da antiga estação do Instituto de Socorros a Náufragos em Alvor, bem como da embarcação salva-vidas “Alvor” e respetiva adaptação museológica.
 
Orçado em 312 mil euros, o projeto realça «o importante papel da comunidade piscatória da freguesia de Alvor nos seus quotidianos de trabalho e práticas ligadas à faina pesqueira, de ontem e de hoje», remata o município.