No próximo dia 25 de outubro, pelas 17h30, o Arquivo Municipal de Loulé recebe a Conferência "A emigração algarvia, Loulé, para a Argentina nos séculos XIX e XX, perspetiva regional e transatlântica", com a presença de Marcelo J. Borges.
Segundo explica a autarquia em nota de imprensa, “Correntes de Ouro”, da autoria deste conferencista e que serve de mote para esta sessão, "é um livro que recolhe trabalho original em vários arquivos e repositórios documentais do Algarve e de Lisboa, e também na Argentina. São vários movimentos migratórios locais, com destaque para os concelhos de Loulé, Faro e São Brás de Alportel".
"O livro propõe uma história multifacetada que examina as estratégias familiares e os percursos migratórios individuais no contexto das redes sociais que os sustentaram, compara a adaptação social e económica dos migrantes e dos seus descendentes em sociedades de acolhimento de natureza diversa, retrata as experiências de migrantes portugueses de várias regiões na Argentina, e combina perspetivas locais de ambos os lados do Atlântico", sustenta a mesma nota do Município.
Marcelo J. Borges é historiador doutorado pela Rutgers University (Nova Jérsia) e professor catedrático no Departamento de História da Universidade Dickinson College em Carlisle Pensilvânia, onde leciona História da América Latina e História das Migrações.
A entrada é livre.