Dadas as limitações impostas pelo controlo da pandemia, os participantes foram as forças vivas da Assembleia de Freguesia de Altura e alguns locais.
O empreendimento Terras da Verdelago no concelho de Castro Marim, assinalou o Dia Mundial da Biodiversidade, dia 22 de maio, com a plantação de mais 200 árvores autóctones (pinheiros, medronheiros, sobreiros e azinheiras), algumas de grande porte, e outras de porte mais pequeno, numa das ações do plano do empreendimento, que tem como objetivo plantar tantas árvores como o número de camas instaladas no resort, isto é, 2200 unidades.
A próxima ação será dirigida aos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, informou o Município.
Em comunicado, a mesma entidade adianta que para além do cultivo das árvores, «os participantes foram levados a conhecer os passadiços que serpenteiam a zona vegetal consolidada e que conduzirão os hóspedes do empreendimento até à praia».
O projeto Verdelago desenvolve-se num terreno em que a biodiversidade é bastante alargada, desde charcas temporárias, pinhal manso, pinhal bravo, povoamento de sobreiros, lagoa, dunas, entre outros, que oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um elenco de fauna e flora bastante diversificado.
Foi ainda possível observar dezenas de caixas-ninho, com as primeiras crias, instaladas no concelho, resultado de um protocolo celebrado com a associação Vita Nativa, através do projeto “Alojamento Local para Aves”, onde foram identificadas pelo sistema de monotorização da associação, 64 espécies de fauna.
Para casa, os participantes levaram tufos biodegradáveis e o desafio de os enterrarem em casa e aguardarem pela sua floração, conclui o mesmo documento.