Saúde

Empresa liderada por mulheres e incubada na UAlg recebe 75 mil euros do programa Women TechEU

Foto - UAlg
Foto - UAlg  
A expressTEC, uma spin-off incubada na Universidade de Algarve, foi uma das sete empresas portuguesas de base tecnológica lideradas por mulheres selecionada para o programa Women TechEU. Cada uma das empresas galardoadas receberá um valor de 75 mil euros.

Conforme adianta a UAlg no seu 'site', fundada em 2022 por Ana Teresa Maia e Joana Xavier, investigadoras doutoradas com experiência conjunta de mais de 35 anos na área do cancro, a expressTEC dedica-se ao desenvolvimento de testes genéticos de diagnóstico complementar in-vitro (IVD), com o objetivo de aumentar a precisão e eficácia de tratamentos direcionados em oncologia.
 
Além do apoio monetário, as fundadoras da expressTEC reconhecem que a orientação de mentores e coaching, através do programa Women Leadership, promovido pelo Conselho Europeu de Inovação, e as oportunidades de networking em toda a União Europeia, são aspetos muitos importantes deste programa de promoção do empreendedorismo feminino na tecnologia.
 
Segundo as investigadoras, “este reconhecimento é muito importante para uma pequena e jovem empresa com recursos ainda limitados, pois irá acelerar o negócio, aumentar a rede de contactos e atrair investimento privado. Tudo isto irá contribuir para que possamos alcançar o objetivo de transformar os cuidados de saúde oncológicos com tecnologia de ponta”. 
 
Os dados disponíveis indicam que Portugal obteve uma taxa de sucesso muito superior à média europeia (29%), com sete das 14 candidaturas submetidas aprovadas (50%). Além da expressTEC, foram selecionadas as empresas AgroGrIN Tech, NeuroSoV, Fetalix, Ablute, GreenH2Wave e Nitrogen Sensing Solutions.
 
Esta iniciativa da European Commission visa promover o empreendedorismo feminino na área da tecnologia. Em Portugal, o programa, integrado no Horizonte Europa: Ecossistemas Europeus de Inovação, é acompanhado pela ANI - Agência Nacional de Inovação, através da rede PERIN.