Economia

Empresa Municipal Portimão Urbis vai ser extinta

A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, transmitiu hoje, em reunião com os trabalhadores da empresa municipal Portimão Urbis EM SA, a intenção do executivo municipal de proceder à extinção daquela sociedade de capital exclusivamente municipal.

PUB
 
Segundo nota da autarquia, esta decisão resulta da análise que ao longo dos últimos meses foi efetuada, identificando vários fatores que justificaram a existência da empresa como entidade autónoma do Município.
 
Dessa análise a autarquia refere que "os riscos para o Município em manter a empresa em funcionamento não compensavam de forma satisfatória os custos associados à operação da Portimão Urbis".
 
Foi também transmitido que, quer as competências, quer os equipamentos sob gestão da empresa municipal, serão transferidos para o restante universo municipal, esperando-se que do ponto de vista do munícipe não existam perturbações nos serviços. 
 
No âmbito da dissolução, o passivo remanescente será transferido também para o Município enquanto acionista único. 
 
O Município de Portimão, através da sua representante na Assembleia Geral da empresa, irá proceder em breve à nomeação de um novo Conselho de Administração, que terá como principal incumbência tomar as medidas necessárias à concretização desta decisão até ao final do ano.
 
De referir que durante o mandato do atual Conselho de Administração a massa salarial da Portimão Urbis passou de cerca de 3,7 milhões de euros/ano para 2,1 milhões, tendo o número de trabalhadores passado de 156 para 107.