Economia

Empresária de São Brás de Alportel participou em Sevilha nos encontros "INTREPIDA"

 
A empresária portuguesa Célia Sousa da AFAGO, foi protagonista dos encontros "INTREPIDA" em Sevilha, junto com Federica Gagliardi e Agostina Verdini, empresárias de nacionalidade italiana e residentes em Sevilha, Espanha.

Com o objetivo de promover a internacionalização de empresas criadas por mulheres na Eurorregião Algarve-Andaluzia-Alentejo, o projeto "INTREPIDA plus", coordenado pela Fundación Três Culturas de Sevilha, convidou recentemente Célia Sousa, responsável da empresa AFAGO, para dirigir um workshop teórico-prático sobre o fabrico artesanal de sabonetes.
 
Célia Sousa reside em São Brás de Alportel, onde mantém um negócio sustentável, cumprindo com os padrões de qualidade necessários. Esta forma de empreendedorismo permitiu-lhe, não só contribuir para a economia familiar e desenvolver uma vocação, como conciliar com as obrigações familiares.
 
A AFAGO 100% natural, utiliza uma matéria-prima local que se integra em sabonetes e cremes, como a laranja, o limão e a alfarroba do Algarve. Esta microempresa que iniciou o seu percurso em 2011, num momento em que a crise económica destruía empregos e empresas em todo o mundo, a sua fundadora, começou a criar sabonetes de aparência cuidada. A partir dos sabonetes, a experiência da Célia Sousa, levou-a a partir para a produção de cremes para diferentes tipos de pele e tratamentos. 
 
Os encontros "INTREPIDA" também destacaram o empreendedorismo de mulheres que se atrevem a fazê-lo fora dos seus países de origem, como é o caso das italianas Federica Gagliardi e Agostina Verdini.
 
Federica Gagliardi decidiu deixar o emprego no Departamento de Recursos Humanos de uma empresa de Roma, Itália, para empreender em Sevilha. A sua paixão pela culinária levou-a a fundar La Cocinera Tremenda no ano de 2016. No mercado de El Arenal na cidade, oferece produtos que compra e seleciona cuidadosamente de pequenos fornecedores locais de Itália, além de preparar pratos para cursos práticos de culinária italiana. 
 
Já Agostina Verdini, fundadora do Centro Italiano Sevilla, juntamente com Ricardo Rizzo, está há cerca de 10 anos, a promover o conhecimento de Itália desde Sevilha através do cinema, da literatura, da gastronomia e por via do ensino e da língua italiana para diversos níveis. O seu conceito de aproximação é criar uma comunidade por meio de encontros descontraídos para praticar o idioma da preferência dos participantes.
 
O projeto "INTREPIDA plus" conta com o financiamento europeu do programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP). A Fundación Tres Culturas del Mediterráneo é a principal beneficiária do projeto, em conjunto com os seguintes sócios de Portugal e de Espanha: Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), Município de Faro, Diputación de Huelva e Mancomunidad de Desarrollo Condado de Huelva.