Economia

Empresas afetadas pelas cheias no Algarve podem candidatar-se a apoios do Estado

 
As candidaturas para apoiar empresas, que foram afetadas, total ou parcialmente, pelas cheias e inundações ocorridas nos meses de dezembro e janeiro, abrem a 15 de março, até às 17h59 do dia 2 de maio, para as situações de prejuízos reportados até 200 mil euros.

Segundo estima a CCDR Algarve, as empresas em condições de elegibilidade poderão receber no conjunto um total até 800 mil euros, neste enquadramento se integrando as empresas do Município de Faro afetadas pelas inundações ocorridas em dezembro.
 
Para apresentar candidatura é indispensável que o beneficiário tenha efetuado registo e autenticação no Balcão dos Fundos (https://balcaofundosue.pt/).
 
Os apoios são atribuídos sob a forma de subvenção não reembolsável e incidem sobre diferentes despesas, nomeadamente relativas à aquisição, instalação, transporte ou reparação de máquinas e equipamentos, à aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software, a despesas com stocks e material circulante para substituição de material destruído e obras de construção, remodelação ou adaptação das instalações, que sejam indispensáveis à reposição da capacidade produtiva.
 
A estimativa dos custos resultantes dos danos incorridos deve ter por base avaliação realizada por um perito independente ou por uma empresa de seguros.
 
Mais informações junto da Direção de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve 289 895 200 ou pelo seguinte correio eletrónico: dsdr@ccdr-alg.pt.