Política

EN125:Requalificação VRSA-Olhão não está garantida para 2017 - PSD

O deputado do PSD, Cristóvão Norte, questionou o Ministro do Planeamento e Infra-Estruturas no decorrer do debate na especialidade do Orçamento de Estado de 2017.

PUB
 
Relembrando que a obra se encontra parada desde Julho, o deputado recordou que já tinha questionado o Ministro em anteriores ocasiões e explicado que a paragem das obra se devia ao incumprimento de contratos, designadamente do incumprimento perante as Infra-Estruturas de Portugal à concessionária e, depois, esta a sub-empreiteiros, o que motivou rescisões de contratos e um estaleiro a céu aberto distribuído pela via, ao abandono, com situações perigosas de sinalização e tráfego muito afectado. Afirmou que este adiamento é uma opção política e que é desrespeito não prestar contas e esconder-se perante um muro de silêncio, sendo que a obra vai de adiamento em adiamento.
 
O mesmo deputado, assinalou também, que o Governo tinha outra versão quando assumiu em Julho a paragem da obra entre Vila do Bispo e Faro, garantindo que isso se devia à incompatibilidade do tráfego no verão com a intensidade da obra em alguns pontos cruciais e que recomeçaria em Setembro, estando concluída até ao final do ano. O Governo comprometeu-se, nesse altura, em Julho, a lançar a obra de requalificação do troço Olhão- VRSA em 2017. 
 
Cristóvão Norte questionou novamente em Setembro e o ministro reafirmou o que já tinha dito, ainda que faltassem 15 dias para o fim do prazo.
 
O deputado reclamou ainda que a obra recomeçasse com urgência, para que seja fosse lançada a requalificação do troço entre VRSA e Olhão, –  troço muito degradado e essencial para a mobilidade e economia do Sotavento –, lançando o desafio ao Ministro para que, quando a obra se fizer, tal como os deputados do PSD já propuseram e foi chumbado por PS, BE e PCP, o Governo suspenda durante esse período a aplicação de portagens nos troços que vierem a ser encerrados, como já foi anunciado pelo Governo.
 
O parlamentar diz que o Ministro não deu qualquer garantia, e que espera que a obra se reinicie em 2017. Ao desafio das portagens e à requalificação VRSA – Olhão "nem uma palavra ou compromisso".
 
Governo deixa cair ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro:
 
O PSD/Algarve, através do deputado José Carlos Barros, eleito pelo círculo do Algarve, desafiou no passado dia 7 de novembro, em sede de discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2017, o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, a clarificar se o Governo deixou cair, em definitivo, a obra de ligação da ferrovia ao Aeroporto de Faro ou se admite rever a posição do Governo sobre este projeto.
 
Segundo adianta o PSD - Algarve, a resposta do ministro, foi de que as obras que o Governo compromete-se levar a efeito nesse domínio são as que estão incluídas no "Plano Ferrovia 2020", pelo que em face destas declarações e atendendo a que o mesmo plano elaborado pelo atual Governo, não inclui a ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro, que o anterior Governo PSD incluiu no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI 3+), o PSD/Algarve conclui que a mesma não será realizada até ao final da presente legislatura.
 
Algarve Primeiro