Sociedade

Encontro com a escritora Maria João Neves na Biblioteca Municipal de Tavira

No âmbito do programa "Encontro com Autores", tem lugar no próximo dia 29 de maio, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a apresentação do livro “Moçambichos” de Maria João Neves.

PUB
A apresentação é da responsabilidade de Mariana Guerra e a leitura de excertos é feita por duas crianças: Matilde (Portugal) e Oriana (Moçambique), adianta nota da Câmara de Tavira.
 
Para a escritora Lídia Jorge “Este texto é quase um roteiro de zoologia fantástica com a humanidade ao fundo. A humanidade representada pela avó e pela tia-avó. Mas o motor das cenas, quem as faz narrar, é a criança, ou a memória dela. A memória da criança curiosa e admirativa, fascinada pela estranheza e pelo perigo. As histórias são de revelação do exótico, seu inesperado, seu perigo de alarme: Jagra, elefante bebé, macaca voadora, crocodilos, orangotango, tubarões, leõezinhos, leõzões… A tensão é feita entre a curiosidade da criança e a lembrança das idosas. A distância do tempo remete para uma geografia animal e telúrica que não mmudou apesar da civilização ser outra. Nutre-se dos olhares contrastivos: o da criança e o das anciãs; o do passado africano e o do presente português.”
 
Acerca da autora:
Maria João Neves nasceu em Moçambique, sendo a quarta geração da sua família nascida em África. Doutorada em Filosofia Contemporânea com uma tese sobre María Zambrano, é investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicados livros e artigos científicos, um romance (Troika-me 2015) e crónicas (jornal Cultura Sul / Postal do Algarve). Em 2002, escolheu a cidade de Tavira para viver. Dedica-se à filosofia, à escrita e ao ensino de yoga.