O papel da licenciatura em Psicologia para a construção do bem-estar na região é o tema central do XVIII Encontro de Psicologia, que decorrerá esta quinta-feira, 4 de abril, com início às 9h00, no Auditório Teresa Gamito (edifício 1), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
O fundador do curso e atual vice-reitor da academia algarvia, Saúl Neves de Jesus, propõe-se a revisitar o percurso percorrido ao longo das últimas duas décadas e perspetivar o futuro desta área científica na região. Criado em 1999, o curso conta hoje com quase 250 estudantes inscritos, 33 dos quais estrangeiros, sendo que o facto de terem concorrido às 65 vagas de formação inicial mais de 450 candidatos nacionais atesta a elevada atratividade da oferta de formação, realça a Ualg em nota de imprensa.
Tal como nas edições anteriores, além da componente científica, o Encontro irá servir ainda para estreitar laços entre os futuros psicólogos e os parceiros que se propõem a acolher os estágios curriculares. Dezenas de instituições terão oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvem de forma a que se constituam numa oportunidade para os finalistas do Mestrado. Os estudantes dos diferentes ciclos de estudos encontram, por seu lado espaço para exporem o trabalho realizado ao longo do seu percurso académico.
Destaque ainda para a realização dos workshops “Programa Befree - Programa de Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva e Obesidade”, trazido até ao Algarve pela Universidade de Coimbra, “Avatares, realidade virtual e jogos sérios em Psicologia aplicada e fundamental”, orientado por Augusta Gaspar (Universidade Católica) e “Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento” por Anabela Carvalho (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu, SPO).
A iniciativa é organizada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.